seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 2 de junho de 2009

Camaradas estão produzindo documentário sobre Festa do Pau

As “culturas do Povo” e a “cultura de massa” serão as temáticas focadas no documentário.

O Coletivo Camaradas iniciou neste domingo (31), a produção de mais um documentário desta vez sobre a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha. O primeiro trabalho de documentário do grupo foi “Cabaré - Memórias de uma vida” que trata da questão de uma antiga zona de prostituição da cidade do Crato que teve inicio em 1952.
O foco do novo trabalho vista abordar aspectos da confluência e antagonismos entre as “culturas do povo” e “cultura de massas” dentro desta tradicional festa do Padroeiro da Cidade de Barbalha. Para tanto estão sendo colhidos depoimentos de pessoas da cidade, de artistas e de pesquisadores sobre o assunto, como o caso do Ismael Wagner, um carregadores do famoso “Pau da Bandeira”, dos pesquisadores sobre cultura, Oswald Barroso e Claudia Rejane, do músico Luciano Brayner e do humorista Nonato Fred. Outro nomes deverão fazer parte do trabalho como é o caso do professor doutor Jossier Ferreira, que já tem uma vasta pesquisa e registro do evento que se reveste de um misto entre o sagrado e profano.

Além de depoimentos. A intensa movimentação ocorrida na Festa do Pau foi registrada através de fotos e filmagens pelo grupo. Os Camaradas pretendem o ampliar o acervo de imagens fotográficas e audiovisuais para o documentário, através de doações de registros de acervos pessoais de pesquisadores e do público em geral.
A intenção é que o trabalho seja finalizado em Julho e o lançamento ocorra na cidade de Barbalha. A Produção deste trabalho é custeada através de recursos próprios e de parcerias.
Quem desejar fazer doações de vídeos ou registro fotográficos digitalizados comunicar enviando informações para o email: coletivocamaradas@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...