seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 25 de agosto de 2009

De seu Luiz ao Clã Brasil - Por: Jayro Starkey


Estive em Exu no sábado passado, dia 22. A festa era uma homenagem a seu Luiz Gonzaga pela sua triste partida há vinte anos atrás. Conheci o dono do site www.LuizLuaGonzaga.com.br , Paulo Vanderlei, que nos apresentou coisas inéditas sobre a vida e a obra de seu Luiz. Ele me prometeu enviar vários artigos de escritores famosos sobre o roubo do nome "forró" para rotular essa coisa horrível produzida aqui no Ceará. Portanto, com a prévia autorização do administrador do Blog do Crato estarei publicando esses artigos. Mas a cultura Gonzagueana não está morta. Escutei coisa boa vinda da Paraíba: O Clã Brasil. Veja o que nos diz Ricardo Anísio sobre este grupo:

"Analisar o grupo Clã Brasil é fugir da metáfora sem destrancar-nos da poesia. Realidade cristalina, as meninas que formam esse núcleo de sublime construção musical são ao mesmo tempo doces, amorosas e guerreiras. São flores que têm lá seus espinhos guardiões da sua compreensão musical: a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha, Elino Julião, entre outros. Levemos em conta também o fato de que o quarteto fantástico não caiu na pauta musical de pára-quedas. As quatro garotas são estudiosas, freqüentam os bancos acadêmicos e têm plena noção de teoria e prática na arte que escolheram por empunhar como suas espadas de peso justo. Não devemos ouvi-las com mas-mas e nem poréns. Devemo-las sagrar como realidade, conscientes de que é uma realidade que ainda evoluirá bastante, e que, excetuando mudança de ventos, será uma realidade nacional e, quiçá, internacional.

Jovens, sim, jovens. Mas não as tratemos como menininhas prodígios que merecem atenção apenas pela pouca idade. Poucos são os marmanjos que tocam como elas, hoje em dia. Louvemo-las como grandes artistas desabrochadas e bafejadas pelo plenilúnio criativo. Elas sempre me emocionam. Seja no forró seja no chorinho o Clã Brasil é a fortuna musical que o Nordeste esperava para negar definitivamente as falsas bandas de forró. O diálogo musical aqui está em outro nível, as meninas catam inspiração nas nuvens alvas divinais. Não são mercenárias e nem se deslumbram. A música é Paixão e Sacerdócio para elas. E ninguém mais as represará. Porque, sem a menor dúvida, Deus está tocando com elas. E elas são tocadas por Deus."

Ricardo Anísio

Texto postado por Jayro Starkey

2 comentários:

  1. Músicas, musicistas, cantoras e meninas excelentes!!! parabéns pela simplicidade em fazer algo tão difícil para muitos de nós!! sigam neste caminho, que mais do que agradam, nos fazem felizes por termos um tesouro incalculável como vocês!! Salve Clã Brasil!!! Viva o Nordeste!!!

    ResponderExcluir
  2. Músicas, musicistas, cantoras e meninas excelentes!!! parabéns pela simplicidade em fazer algo tão difícil para muitos de nós!! sigam neste caminho, que mais do que agradam, nos fazem felizes por termos um tesouro incalculável como vocês!! Salve Clã Brasil!!! Viva o Nordeste!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...