seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dia 04 de janeiro de 2010, segunda, 18h30, Canal Brasil




Sob a direção dos filhos Bárbara e Petrus Cariry, o programa remonta a biografia do símbolo do cinema nordestino. A trajetória e a obra de Rosemberg Cariry são analisadas nas vozes de grandes nomes como o produtor Luiz Carlos Barreto, os cineastas Geraldo Sarno e Nelson Pereira dos Santos, o escritor Oswald Barroso; os atores Dira Paes e Chico Diaz, além do próprio biografado, dentre outros.

Logo em seguida será exibido um dos longa metragens do cineasta e compositor Rosemberg Cariry, o filme “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” de 1985 e vencedor do prêmio Glauber Rocha – melhor filme do Júri Oficial . Recebeu o Tatu de Ouro – melhor filme do Júri Popular e o também melhor filme do Ofício Católico Internacional de Cinema – OCIC.

O argumento do filme é a história da comunidade religiosa do “caldeirão”, movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, que criou uma comunidade baseada no socialismo, nos anos 30. Assim como em Canudos, a comunidade foi reprimida pela polícia e o saldo foi mais de mil camponeses mortos.

É uma ótima chance de não só se conhecer melhor um dos mais premiados diretores cearenses como também um pouco de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...