seja um seguidor da CULTURA CARIRI

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Augusto Pontes - Personagem da cultura cearense


Augusto Pontes, fotografado por Klaudia Alvarez em 2006 no Bar Ponto de Luz, Fortaleza


Definitivamente ele é o guru da música cearense. Jornalista, publicitário, compositor, ex-secretário de cultura, mas acima de tudo um grande aglutinador, capaz de reunir e apascentar as diversas tendências e egos da música de seu estado, Augusto Pontes é uma figura ímpar e que merece todo o reconhecimento por tudo que tem feito pela música e pela cultura do Ceará. Autor de grandes e sábias frases ( ex: “A união só se faz à força”), ele não é citado como autor de Mucuripe, mas é dele a idéia de um dos mais belos versos da música brasileira. “Vida, vento, vela , leva-me daqui” foi adaptada por Belchior de uma frase sempre repetida por Augusto Pontes. Ao que tudo indica, Belchior era uma das pessoas que mais prestava atenção nas frases de Pontes e guardava as idéias para usar posteriormente em suas canções. “Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco e sem parentes importantes “foi outra frase de Pontes que Belchior adaptou.

Figura importante e fundamental - foi Ednardo quem o convidou para coordenar o movimento Massafeira - Pontes tem parcerias antológicas com Ednardo como “Carneiro” e "Lupiscínica", que foi gravada também por Téti. “A mala”, uma parceria de Pontes com Rodger de Rogério, foi gravada no disco do Pessoal do Ceará.

Uma pessoa carismática e que tem muitas histórias para contar, Augusto Pontes é um personagem fundamental da moderna música do Ceará e ocupa um lugar de destaque na cultura cearense.

FONTE:http://musicadoceara.blogspot.com/search/label/Personagens%20da%20cultura%20cearense

Conheçam o blog:http://musicadoceara.blogspot.com, tudo sobre a música cearense!

Um comentário:

  1. Augusto Pontes foi um ícone da cultura no Ceará.
    falecido ano passado ,deixou uma enorme lacuna .
    em Sobral a ECCOA,Escola de comunicação,oficios e artes,leva seu nome
    todas as homenagens a ele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...