seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 1 de março de 2010

Banda Sol na Macambira: por Jéssika Bezerra

Ao efervescer os tambores do maracatu, levar cirandas, brincar de reisado, recitar poemas e contar histórias,
a Banda Sol na Macambira encantará os paraibanos com o  espetáculo Canto de todos os cantos, que acontecerá no Programa Cultura Musical do Centro Cultural BNB-Sousa e no Arte Retirante Universidade Federal de Campina Grande-Campus Cajazeiras, nos dias 04 e 05 de março,2010.
A banda Sol na Macambira nasceu no ano de 2005, na cidade de Juazeiro do Norte, Cariri, terra onde bebeu da fonte de suas inspirações musicais. Além de estar fincado nas raízes carirenses a banda tem um propósito mais amplo musicalmente, esta faz de suas canções um instrumento de estudo e resgate a cultura da região, pois não traz nas sacolas apenas o carimbo e o nome “Cariri”, e sim, a história de seu povo, a crença, a fé, o sofrimento e as manifestações culturais.
Encharcado de regionalidade, esta por sua vez brinca de reisado, canta cirandas, recita poemas, conta histórias de seus antepassados e ainda trata de temas corriqueiros e atuais, sempre abordados de uma maneira cômica e muitas vezes comovente. A base de tudo isso, não está apenas na influência ou na convivência com todos esses aspectos, mas também da necessidade de divulgação do nordeste Cariri, este relicário tão rico e tão desconhecido por muitos.
Os instrumentos que fazem suas festas não poderiam ser diferentes, pois encantam com os Pífis, as Rabecas e os seus tambores sempre ritmados pelas batidas do maracatu, pelas levadas das cirandas e pelo calor do baião. É sob esse SOL incandescente e sobre essa terra seca que o sertanejo derrama suas lágrimas de sal, e é na MACAMBIRA que o mesmo mata sua fome e segue enfrente sempre norteados pela fé e pela resistência, pois, “o nordestino a cima de tudo é um forte”. A Sol na Macambira, é isso, é música, é nordeste, é cariri, é forte.
A sol, trabalha na divulgação do seu repertório de músicas autorais através de apresentações que realiza na região e ruma a gravação do seu primeiro CD.




Jéssika Bezerra
Instituto Sol das Artes Kariri
Banda Sol na Macambira
(88)8804-8881

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...