seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quarta-feira, 31 de março de 2010

Encerramento da Mostra Artística da Teia Brasil 2010/participação do "coletivos camarada"

Cortejo e espetáculo na noite de domingo, 28 de março, na orla de Fortaleza, marca o êxito das atividades

A festa de encerramento da Mostra Artística da Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais foi realizada na noite deste domingo, 28 de março, na orla de Fortaleza. O Cortejo da Cidadania Ebulição dos Libertos - homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que iniciou o movimento de liberdade aos escravos quatro anos antes da Lei Áurea -, caminhou por cerca de três quilômetros.
Puxada por grupos artísticos de Pontos de Cultura, a comitiva animou a todos que assistiam a sua passagem. Além dos participantes do 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura e dos dirigentes do Ministério da Cultura, a população local e os turistas, que mal sabiam o que estava acontecendo, acompanharam a manifestação ao longo do calçadão: “É lindo de se vê!”, afirmou a feirante Vagna.
Afro Música, Balada Carbono, Batuqueira, Boi Juventude, Capoeira Angola é Ouro, Conexão Felipe Camarão, Cordão de Ouro, Cuca, Maracatu Estandarte de Ouro, Maracatu Sol, Maracatu Nação Axé, Maracatu Nação Axé de Oxossi, Congado Moçambique Estrela Guia, Multiplicadores de Música e Povo da Música estão dentre os que participaram da marcha festiva.
Nas janelas dos prédios situados à beira-mar, muitos moradores curiosos tentavam interar-se sobre o que ocorria. Sob uma forte chuva e na mistura envolvente de diversas expressões artísticas - música, dança, circo -, o cortejo seguiu empolgando até o palco montado no aterro da Praia de Iracema, onde os espetáculos seriam promovidos.
“É muito bom a gente se envolver com a cultura do Brasil”, afirmou a jovem Maria Tainara, integrante do Ponto de Cultura Maracatu Nação Axé de Oxossi, da capital cearense. Sobre as atividades realizadas na instituição, garantiu que ”ensaia muito para se apresentar bem bonito para as pessoas”. Já dona Maria de Fátima, outra integrante do grupo que existe há quatro anos, disse achar “muito importante e bonito o que está acontecendo porque no Ceará são poucos que dão valor ao Maracatu”.
Programação Artísticocultural
Ao todo, 88 atividades realizadas pelos Pontos de Cultura compuseram a Mostra Artística da Teia Brasil 2010, desenvolvida entre 25 e 28 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outros locais. A rica diversidade cultural do Brasil estave representada em várias formas de instrumentais - tambores, repiques, berimbaus, pífanos -, e em manifestações como o bumba-meu-boi, congado, repente, cordel, afoxé e hip hop, para citar alguns.
Costumes herdados, descobertos, escolhidos e, sobretudo, transmitidos de geração a geração. A comunicação aliada com a novas mídias digitais, diversos segmentos tiveram lugar na quarta edição dessa festa da cultura brasileira, que se encerra em 31 de março. Cerca de quatro mil participantes estão envolvidos no  compartilhamento das ações dos mais de 2.500 Pontos de Cultura do país.
Os representantes dessas instituições de todas as regiões se mobilizam durante o evento em Fortaleza para firmar parcerias, dividir experiências e descobrir a melhor maneira de construir e consolidar políticas públicas necessárias à valorização dos saberes e das tradições. No final, como resultado, haverá o entrelaçamento e a formação de uma grande teia na busca do fortalecimento das nossas raízes culturais.
Leia, também, a seguinte matéria: Abertura da Teia 2010.
(Texto: Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: André Goldman e Marina Cavalcante/Ad2m Comunicação)

fonte:http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/30/teia-brasil-2010-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...