seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 20 de julho de 2010

QUARTO FESTIVAL DE DANÇA DO LITORAL OESTE

Festival reúne diferentes linguagens da dança no litoral oeste cearense entre 22 e 24 de julho
Uma diversidade de ritmos e manifestações culturais será celebrada entre os dias 22 e 24 de julho, quando será realizado o IV Festival de Dança do Litoral Oeste. O Evento, que terá como palco os municípios de Paracuru, Trairi e Itapipoca, oferecerá ações que perpassam por diversas linguagens da dança. Apresentação de ritmos como dança popular, de salão, contemporânea, entre tantas outras, tornarão o Festival um espaço de troca de saberes e fazeres em dança.

O Festival recebe espetáculos de dança com foco na produção cearense, mas recebendo também companhias de outros Estados do Brasil e de Cabo Verde, com quem o Ceará estabeleceu conexão artística recente, por meio da Bienal de Dança. Estas apresentações acontecem em espaços públicos dos três municípios da região do Vale do Curú, que já há alguns anos desenvolvem ações significativas em torno dessa linguagem e que tem demonstrado ser a dança uma das principais vocações artísticas da região. Além disso, contará com atividades de formação, tais como residência coreográfica, oficinas de dança, palestras, mesas redondas, mostra de vídeo-dança, entre outras, direcionadas tanto a estudantes e profissionais da área, quanto à população em geral. As atividades serão gratuitas.

Além de se propor como um ponto de encontros e trocas de informações, a ação cultural objetiva contribuir para o fortalecimento artístico da região, valorizando as produções do Ceará e contribuindo na formação de platéias para a dança. “Nesse contexto, a dança cênica na Região tem ocupado um papel de destaque entre as demais linguagens artísticas não somente pela qualidade e diversidade da produção, mas também pela força das iniciativas que contribuem para o seu fortalecimento. Seu poder de mobilização social é capaz de articular os agentes culturais de toda região, no sentido de transformar a realidade social e cultural dos seus municípios, criando uma cadeia produtiva sustentável, indutora de desenvolvimento local”, aponta Clerton Martins, presidente da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), promotora do Festival.
Para a definição da programação de espetáculos e as oficinas do Festival, foi mantido um diálogo entre a Prodança e representantes das três cidades sedes do evento, que juntos formaram a curadoria desta edição. “Uma característica que sempre marcou este evento é a participação das entidades que reúnem os profissionais da Dança em cada cidade pólo da região. Em 2010, Itapipoca está na presença de Gerson Carlos, da Cia. Balé Baião; em Trairi a representação é de Antonio Alves; e em Paracuru a curadoria conta com Flávio Sampaio”, destaca a Profª. Graça Martins, curadora do Festival pela Prodança.
Desta forma, pelo quarto ano o Festival de Dança Litoral Oeste cumpre com seu papel formativo, já tendo realizado, em parcerias com instâncias públicas, mais de 40 oficinas preparatórias e seguindo com mais nove oficinas durante o evento.
A mudança do período do Festival para o mês de julho, que aconteceu em 2009, também permite que além do público da região, turistas de outros Estados e países também conheçam o trabalho das companhias de dança do Ceará. A Média de público estimado é de três mil pessoas por dia, em cada cidade-sede.

Jota Júnior Santos

Produção e Divulgação de Arte e Cultura


55 88 9981 7700

55 85 8635 0299 - 9980 8116
eu_jotajunior@hotmail.com - twitter.com/jotajuniorsts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...