seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quinta-feira, 28 de abril de 2011

João do Crato, uma personalidade preciosa da Cultura do Cariri!

O mais controverso, intrigante, audacioso e talentoso intérprete da nossa região, representa a  música e cultura do Cariri da forma mais honesta e plena possível. Resgata em seu repertório grandes nomes da MPB, como Marinês e Adonirah Barbosa, compositores ja homenageados pelo João, asim como divulga os grandes nomes da música feita no Cariri, como Abidoral Jamacaru e Pachelly Jamacaru.

Artista na forma mais verdadeira de se fazer, dedica sua vida à música e aos grupos de reisados, sendo padrinho de alguns,  está sempre envolvido em projetos culturais pelo SESC, CCBNB,  um grande ícone, nas suas interpretações expõe sensualidade, voz e estilo! Orgulho do Crato.

Foto: Samuel, "samuk"

Foto: Dihelson Mendonça

*Estreou profissionalmente nos palcos musicais como vocalista da banda “Chá de Flor”, por ocasião do Festival Credimus, ocorrido no Teatro São José, em Fortaleza, no ano de 1980. Posteriormente, a banda Chá de Flor (na qual Blandino Lobo inspirou-se para batizar a sua famosa cachaça temperada) excursionou pelo Cariri, onde se apresentou no palco central da Exposição do Crato. Ao lado de Lúcio Ricardo, Batista Sena, Môna Gadelha, Zé Wertz, Siegbert Franklin, dentre outros, João do Crato era um dos nomes que movimentava a cena roqueira do Ceará.
De volta ao Cariri, João do Crato excursionou com a Banda Cariri pelo interior dos estados do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, fazendo shows e bailes, regados, exclusivamente, ao melhor da música popular brasileira. Nessa época, a Banda Cariri tinha um elenco de virtuosos músicos, como o guitarrista Cleivan Paiva e o baixista Manel D’Jardim.
E foi em parceria com Manel D’Jardim, arranjador e violonista, que João do Crato iniciou sua carreira solo, interpretando os grandes compositores contemporâneos caririenses, a exemplo de Abdoral Jamacaru, Cleivan Paiva, Pachelly Jamacaru, Geraldo Urano, Luiz Carlos Salatiel, Luiz Fidelis e outros.

fonte: Cariri agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...