seja um seguidor da CULTURA CARIRI

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Domingo terá início a festa de Santo Antônio de Barbalha, uma das mais tradicionais e culturais da região do Cariri.

Tronco percorrerá sete quilômetros, do Sítio São Joaquim até a sede do município (Foto: DEIVYSON TEIXEIRA) Tronco percorrerá sete quilômetros, do Sítio São Joaquim até a sede do município (Foto: DEIVYSON TEIXEIRA)

Falta pouco para o início dos festejos da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. A partir deste domingo, devoção, cultura e festa se unem no Cariri para celebrar o santo casamenteiro e padroeiro da cidade.

A Prefeitura de Barbalha estima que 500 mil pessoas participem do evento entre o dia 29 de maio e 13 de junho. No dia 29, dia do hasteamento do mastro de Santo Antônio, 350 mil pessoas devem passar pela cidade.

Tudo começa na manhã do domingo, com missa às 9 horas seguida de procissão da matriz de Santo Antônio até a Igreja do Rosário. Às 11 horas, milhares de pessoas acompanham os sete quilômetros de carregamento do tronco de “rama branca”, de duas toneladas e meia e aproximadamente 23 metros de comprimento, do Sítio São Joaquim até a sede do município.

Em três palcos, 53 grupos de reisados, maneiro-pau, bandas cabaçais, entre outros, se apresentam para o público que enche a cidade nesse período do ano. Até o dia 13 de junho, no Parque da Cidade, grandes shows prometem reunir entre 20 e 25 mil pessoas por noite.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, a prefeitura prepara esquema de infraestrutura, segurança e decoração especial para a festa.

Amaro cita que 190 policiais militares e 60 profissionais contratados vão fazer a segurança do evento. Oito homens do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e seis da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ajudam a organizar o trânsito.

O secretário do Turismo explica que, neste ano, os shows à noite serão abertos ao público. “Todos os shows são de portas abertas porque entendermos que isso gera emprego e renda. É uma festa aberta para os barbalhenses”, pontua. Para agradar todos os gostos, também foi incluído um show religioso no evento, com a banda de rock gospel Rosa de Saron.

E como nem tudo é só festa, além das missas na Igreja de Santo Antônio, há trezenas (treze noites de oração) à noite e peregrinação, de casa em casa, da imagem do santo padroeiro.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é uma das mais tradicionais festas populares do Estado. Ano passado, o público foi estimado em 450 mil pessoas. Shows gratuitos devem atrair mais gente este ano a Barbalha, no Cariri.

SAIBA MAIS

De 28 de maio a 13 de junho, a festa em Barbalha terá apresentações em três palcos: no Largo do Rosário, no Marco Zero e outro no Parque da Cidade. Nesses locais, os destaque são os shows de forró e atrações de destaque local e nacional. Apresentam-se: Forró do Muído (dia 9), Ítalo e Renno (10), Quinteto Violado e irmãos Aniceto (11) e José Augusto (12, Dia dos Namorados)

Os festejos terminam só no dia de Santo Antônio, 13 de junho. Para marcar a data, haverá celebração de missa de encerramento às 9 horas na Igreja Matriz e cortejo pelas principais ruas da cidade, à tarde, com o carro-andor que carrega a imagem.

O tronco que serve de mastro na festa do padroeiro foi cortado no último dia 13 seguindo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual e Instituto Chico Mendes. A Prefeitura se comprometeu a replantar 200 mudas por conta do corte e já definiu as árvores para os próximos três anos de festa.

Neste ano também foi lançado documentário do cineasta Rosemberg Cariry sobre a festa. O vídeo compõe inventário de documentos no processo de tombamento da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio como patrimônio imaterial brasileiro.

O ritual do corte do pau para a festa de Santo Antônio foi oficializada pela Igreja de Barbalha em 1928. Há registros, porém, que dão conta da festa sendo realizada ainda no século XIX.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br


fonte: o povo on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...