seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 10 de abril de 2012

Artistas promovem turnê em 11 Municípios do Cariri!



O grupo, que tem raízes no Cariri, circula por várias cidades brasileiras
FOTO: DIVULGAÇÃO

O evento começa neste sábado e segue até o próximo dia 18 de abril com apresentações diárias na região

Juazeiro do Norte Cinema, teatro, arte popular e encantamentos mil com a presença da Cia. Carroça de Mamulengos, um dos últimos grupos mambembes que circula o Brasil e que tem raiz também no Cariri. Desta vez, o grupo volta à região para fazer uma turnê que inclui 12 cidades, 11 delas na região, com a Turnê Cariri 2012, em parceria com o Cinearte Sarau.

Um festival de arte acessível ao povo, com oficinas de perna-de-pau, cinema ao ar livre, e um espetáculo inesquecível. Começa neste sábado de Aleluia, pela cidade de Jardim, embarcando do dia 7 até o dia 18 com apresentações diárias na região e, somente no dia 21, em Olinda, no Estado de Pernambuco.

As palhaceatas ao ar livre, com as apresentações teatrais e as oficinas rendem praticamente um dia inteiro em cada cidade, com a presença mágica da família, que, no ano passado, esteve realizando turnê pelo Cariri, em junho. O projeto conta, mais uma vez, com o patrocínio da Petrobras, proporcionando ao público uma programação inteiramente gratuita.

Para a atriz Maria Gomide, integrante do grupo, é com muita alegria que o grupo retorna à região, considerada um dos grandes redutos da cultura nordestina e do Brasil. Ela informa que, na programação, além das oficinas de perna-de-pau, palhaceatas, haverá apresentação do espetáculo Felinda, da Cia. Carroça de Mamulengos, e exibição do filme O Palhaço, de Selton Mello, além da projeção de imagens produzidas com a população local durante o dia. Toda a programação será realizada nas ruas e praças das cidades.

"A ideia é não apenas levar o espetáculo, mas inserir o público de cada cidade nesse contexto", diz Maria Gomide. Segundo a artista, a Turnê Cariri 2012 - Cinearte Sarau e Cia. Carroça de Mamulengos será registrada em foto e vídeo e, diariamente, será editado um curta de dez minutos, projetado na telona no final de cada noite.

Tradição

Os espetáculos acontecerão, além da cidade de Jardim, em Crato, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Saboeiro, Campos Sales, Caririaçu, Assaré, Iguatu e Araripe, no Cariri. Já são 36 anos de estrada, circulando o Brasil inteiro. Maria Gomide é a filha mais velha do criador do grupo, Carlos Gomide, iniciado em 1976, em Brasília, e Schirley França, que encontrou com Carlos em 1982.

Maria Gomide diz ter nas veias a arte circulando e a missão de levar os valores desta nação por onde passa, mas destaca que não tem sido fácil fazer esse tipo de arte pelo Brasil.

O Cinearte Sarau tem levado cinema de qualidade para os lugares mais distantes e inusitados do País, sempre em telas infláveis instaladas ao ar livre, em praças e espaços públicos. Como o próprio nome sugere, o projeto remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura.

Parceria

A história da Cia. Carroça de Mamulengos com o Cariri cearense vem de longe: além da cidade de Juazeiro do Norte ter sido escolhida como uma das sedes da companhia, no ano passado, a trupe realizou, com o patrocínio da Petrobras, uma turnê por oito cidades da região, atingindo mais de oito mil espectadores com oficinas e apresentação de espetáculos.

Não por acaso, os dois grupos estarão realizando as apresentações, tendo o Cariri como palco principal da maior parte delas. "E com o objetivo de levar arte a comunidades que, muitas vezes, não tem acesso a bens culturais, além de incentivar manifestações artísticas regionais e ofertar um fazer artístico, na busca de preservar saberes e fortalecer a identidade cultural da população", diz Maria Gomide.

Além do patrocínio da Petrobras, a turnê Cariri 2012 conta com o apoio de todas as Prefeituras das cidades que serão visitadas. O espetáculo "Felinda" é o mais recente trabalho da companhia, que conta a história de uma moça, nem feia e nem linda, que fugiu do circo e foi deixada para trás.

A oficina de perna-de-pau tem como objetivo apresentar esse brinquedo popular e suas diversas formas de equilíbrio a quem quiser experimentar a emoção de andar mais próximo das nuvens. Os participantes serão convidados a subir nas pernaltas, maquiar o rosto, vestir um figurino e integrar a palhaceata que vai percorrer as ruas.

O Cinearte Sarau, que integra as apresentações, foi criado em 2006. Durante esse período, já percorreu cerca de 450 Municípios em 19 Estados brasileiros, tendo atingido um público de mais de 250 mil pessoas.

Mais informações

Cia. Carroça de Mamulengos
Telefone: (21) 3251.1699
Cinearte Sarau
Telefone: (31) 9744.1900
Região do Cariri

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER


Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1123554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...