seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Espetáculo: Milagre Brasileiro!


27 e 28/09
Espetáculo "Milagre Brasileiro”
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré – 20h
Entrada 1Kg de alimento não perecível

MILAGRE BRASILEIRO
Release:
Trata-se de um espetáculo experimental que tem como tema os “anos de chumbo” da ditadura militar, período marcado pela tortura e pela euforia do crescimento econômico. Seu foco é o “desaparecido político”, personagem que assombra o trágico dia-adia daqueles, familiares e amigos, que ainda hoje perseveram para obter das autoridades uma resposta satisfatória sobre seu paradeiro. Situação que de resto assombra a consciência nacional. Personagem emblemática por sua condição extrema, o “desaparecido político” não pode ser incluído na estatística macabra dos mortos em combate, tampouco na lista não menos macabra das vítimas que sobreviveram à barbárie praticada nos porões do regime militar.

Essa estranha condição de “existência imaterial”, do sujeito que é subtraído da História, se reflete na dramaturgia do espetáculo. Embora já sejam abundantes os estudos e relatos sobre as ações da Ditadura, chama atenção o fato de que o Estado Brasileiro se empenha até hoje em acobertar os crimes praticados pelas Forças Armadas em nome de uma suposta “Segurança Nacional”. Em vista dessa aviltante e deliberada supressão da narrativa histórica por parte do Estado Brasileiro, o espetáculo opta por abrir mão da “fábula” que conduziria o espectador em meio aos acontecimentos daquele período. Essa escolha conceitual decorre da necessidade de tratar o assunto sem esquematismos ou juízos morais sobre de que lado estaria a Verdade, uma vez que esta é sempre múltipla e contraditória. A escolha implica ainda um desafio aos atores na medida em que lhes é solicitado emprestar seu corpo expressivo a uma virtualidade, o “desaparecido político” que somente pode se constituir em personagem como ausência.

O Coletivo de Teatro Alfenim dedica seu Milagre Brasileiro a todos os brasileiros que perderam suas vidas na luta pelo fim da Ditadura no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...