seja um seguidor da CULTURA CARIRI

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bloco das Virgens abre folia no Crato!

Crato Um dos maiores blocos carnavalescos do interior do Estado abre, no fim da tarde de hoje, neste município, o carnaval no Cariri. São mais de dez mil pessoas previstas durante o desfile do Bloco das Virgens, existente há mais de 30 anos na cidade. O bloco nasceu no bairro Mirandão, impulsionado pelos moradores, como brincadeira irreverente, que tomou às ruas da cidade nas últimas décadas. Se caracteriza principalmente pela participação dos homens vestidos de mulher. Em Barbalha, haverá o tradicional desfile de blocos, com concentração de foliões também no Caldas.
O bloco nasceu no bairro Mirandão, impulsionado pelos moradores, como brincadeira irreverente, que tomou às ruas da cidade nas últimas décadas. Se caracteriza pela participação dos homens vestidos de mulher FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Para o desfile acontecer é necessário um aparato de segurança, além do acompanhamento do Ministério Público, no intuito de prevenir os exageros dos foliões, a exemplo da pornografia, além dos veículos motorizados, que se infiltram na multidão. "Com o intuito de garantir um desfile tranquilo e mais seguro, foi constituída uma equipe que vem tratando de todos esses detalhes, para possibilitar que o folião brinque na tarde de hoje", diz um dos integrantes da comissão organizadora do carnaval do Crato, André Lacerda.

O bloco terá dois trios elétricos, com animação dos DJ´s Samuka e Xamex, além do humor de Luana do Crato. A concentração do bloco acontece de frente ao Detran, no bairro São Miguel, a partir das 16 horas. A previsão de saída do local será às 17h30, com chegada no percurso final, no largo da RFFSA, por volta das 20 horas. As blitze no trânsito começaram a acontecer com mais rigor na cidade no início da semana, e serão intensificadas a partir de hoje. Os trabalhos vão acontecer de forma itinerante.

Em Barbalha, as principais atrações nos próximos dias são os blocos, que desfilam pelas ruas da cidade. Pelo menos sete já estão assegurados para a folia. Dois deles com representações das mais tradicionais escolas de samba de Barbalha: Unidos do Morro e Barbasamba. Os outros blocos a desfilar são Donzelas do Jatobá, Goteiras, O Lobisomem, Segunda do Mela-Mela e as Virgens do Trem de Barro. O desfile dos blocos independentes acontece em polos descentralizados e bairros diferentes.

Este ano, o carnaval será realizado por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da iniciativa privada, de 8 a 12 de fevereiro, com homenagem especial a um dos maiores carnavalescos da história da cidade, Vitorino. Um dos objetivos é promover o resgate dos antigos carnavais, fortalecendo o desenvolvimento local, com incentivo ao turismo. Durante o desfile do bloco, serão realizadas homenagens especiais às pessoas que mais contribuíram nos últimos anos com a história da agremiação.

Uma programação diária será realizada na cidade. No sábado, haverá o encontro das baterias das escolas de samba e desfile de fantasias, a partir das 17 horas. Em seguida, acontece show musical no largo da RFFSA. No domingo, começa a Vesperal Curumim, a partir das 17 horas. Um encontro de DJ´s será realizado a partir das 20 horas, no largo da RFFSA. Na segunda-feira de carnaval, o Crato resgata os antigos carnavais com o encontro de blocos e afoxés, às 17 horas, e show musical, na RFFSA. O último dia contará com uma vasta programação, iniciando a partir das 17 horas, com a Vesperal Curumim, para a criançada e, à noite, Tambores e Maracatus, encerrando com show musical.

Para que tudo ocorra bem, uma força-tarefa entre todas as secretarias irá garantir a ordem e a segurança dos brincantes, com infraestrutura e segurança, incluindo o trabalho do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar com Cavalaria, Ronda do Quarteirão e Guarda Municipal.

O trabalho ainda contará com atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e Meio Ambiente, e serviços de ambulância, estrutura para barracas, banheiros químicos e intensificação da limpeza pública, e parcerias com o conselho tutelar e Centro de Referência em Assistência Social.

Primeiro carnavalesco do Cariri, Antônio Vitorino da Silva acumulou, ao longo da vida e dos 44 anos de carnaval, títulos e vitórias. Sua escola de samba "O Vitorino", do Crato, representava o bairro Pinto Madeira e teve sua estreia em 1960. Irreverente, audaz, a escola de samba "O Vitorino" ganhou 16 títulos importantes e possuía, em seu auge, 260 integrantes com 75 ritmistas só na bateria.

Mais informações:

Secretaria de Cultura
Centro Cultural do Araripe, S/N
Cidade do Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...