seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Secretária de Cultura do Crato participou do projeto “Terreiro de Fronteiras”, na Turquia


Dane de Jade realizou trabalho de curadoria do evento e representa o Crato, na região da Capadócia

A Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, durante dezoito dias esteve na região da Capadócia, na Turquia, participando do projeto “Terreiro de Fronteiras”. Convidada a fazer parte da equipe na qualidade de curadora, a secretária participou de uma intensa atividade nas cidades de Istambul, Capadócia, Mardin e na capital da Turquia, a cidade de Ancara. Dane de Jade participou, em cada cidade, da programação cultural do projeto "Terreiro de Fronteiras" com presença em Seminários, apresentações artísticas e culturais tradicionais de cada região e  expedição visual acompanhada de três artistas das duas nacionalidades. 

Concebido em 2012, o “Terreiro de Fronteiras” é um encontro de várias manifestações artísticas, reunindo o ocidente e o oriente com o principal objetivo de promover intercâmbios e iniciar um diálogo artístico, político e cultural entre artistas, curadores, gestores e produtores culturais de diferentes países, aproximando os diversos hábitos culturais representativos de cada localidade. O projeto foi idealizado envolvendo quatro linguagens artísticas: artes visuais, áudio visual, música e dança, com o intuito de viabilizar a circulação de artistas e produtos culturais contemporâneos e tradicionais, de pequenos e grandes centros de cada território, pautado na cooperação e construção de uma ponte de articulação para difusão, exibição e troca cultural. 

Como cartão de visitas, Dane de Jade levou em sua bagagem um vídeo elaborado por Franklin Lacerda e Thallys Moreira que mostra a diversidade cultural do município com seus reisados, mestres da cultura, bandas cabaçais, além dos encantos da Chapada do Araripe, dentre outros. O vídeio, elaborado como cartão de visitas aos participantes do projeto, logo terá sua versão em português para ser reproduzido livremente. 

Em 2012, diversos artistas do Cariri fizeram parte do “Terreiro de Fronteiras”, em intercâmbios tanto na Turquia quanto no Brasil, em shows e exposições fotográficas que retrataram as manifestações da cultura de tradição da região. O projeto é uma iniciativa brasileira e sua realização na Turquia se dá com o apoio do Centro Cultural Nazim Hikmet, Consulado Geral do Brasil em Istambul , Universidade de Istambul e Prefeitura da cidade de Istambul.

O Terreiro de Fronteiras” é uma iniciativa brasileira e sua fonte de financiamento e logística de permanência dos brasileiros convidados (passagens, hospedagem, translado, alimantação) se dá através do Centro Cultural Nazim Hikmet, Consulado Geral do Brasil em Istambul, Universidade de Istambul e Prefeitura da cidade de Istambul.

Assista ao vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=oyYwm443C4I

Veja mais sobre o projeto aqui: http://www.terreirodefronteiras.com/

Veja ainda as cartas convites em português e turco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...