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terça-feira, 3 de julho de 2012

PROAE criará canal de dialogo com o movimento estudantil da URCA



Pró-reitor Berilo Barroso 

As reivindicações  e demandas do movimento estudantil da URCA  terá um canal de interlocução  com a administração da Instituição, através do Projeto “Escuta” que será desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE.

Para o pró-reitor da PROAE, o professor Berilo Barroso a ideia surgiu a partir da necessidade de  aproximação  dos alunos como forma de compreender as  necessidades e lutas dos estudantes dentro da Instituição. Ele destaca que essa é uma forma de propiciar também o dialogo com outros segmentos da instituição visando minimizar os problemas e atender as demandas do movimento estudantil.  

O Escuta deverá será realizando pelos Centros Acadêmicos e estudantes dos Grupos de Estudos e Pesquisas da URCA. A ideia inicial é que seja realizado mensalmente nos diversos campus da Instituição.  

O que é  Escuta?
O Escuta é um mecanismo de construção/ dialogo/formação/informação e troca de ideias    da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE da Universidade Regional do Cariri – URCA com o Movimento Estudantil, representado através dos Centros Acadêmicos e dos Grupos de Estudos e Pesquisas desta IES.
O Escuta visa garantir um canal de protagonismo do Movimento Estudantil  que possibilite que as  suas reivindicações e demandas sejam  recebidas  pela PROAE e que a mesma sirva como elo de interlocução com as demais instâncias da instituição.
A intenção é que o Escuta possa promover o debate sobre o papel da Assistência Estudantil e a função social da Universidade Pública.         

Como vai funcionar?
A Pró-Reitoria de Assuntos de Estudantis – PROAE convidará os representantes dos Centros Acadêmicos de todos os cursos e representantes de alunos  em  grupos de estudos e pesquisas  desta IES para pensar o processos de construções  do Escuta.
A ideia inicial é que ele seja realizado  em encontros mensais  em campus diferentes da Instituição como forma de contemplar a descentralização da PROAE.  

Inicio?
Os trabalhos do Escuta foram iniciados em julho/2012 e o primeiro encontro está previsto para agosto deste ano.

Serviço:
Projeto Escuta
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE – URCA Campus Pimenta  
Email: proae@gmail.com  e proae@urca.br (88) 3102-1208


segunda-feira, 2 de julho de 2012

TERCEIRA HEROINA DO MONSENHOR - MARIA TAVARES LEITE GONÇALVES -

                                 Luiz Domingos de Luna (*)
Quando o odor do divino toca o manto do sagrado na construção da massa humana, a flecha do Raio de luz oscila na abóbada do oceano existencial e imanta a probabilidade entre destino ou não, numa escala que ao logo do tempo tem servido de base ou alimento intelectual para os filósofos.
Na Pia batismal da igreja do Sr Menino Deus, pelas mãos sagradas do Padre Francisco Luna Tavares, ingressa na apostólica Romana que teve como primeiro papa São Pedro.

A garotinha sempre a acompanhar seus familiares as solenidades religiosas, numa entrega total de fé, que, com muito jubilo, faz a primeira comunhão com o PE. Luna.

Nascida em Aurora, em festividade alusiva a tal fim, recebe a insígnia sagrada do Apostolado da Oração no cumprimento de fé professada a Santa Igreja de Roma.

Já nascia, como uma chama ardente, no coraçãozinho da menina moça, Maria Tavares Leite Gonçalves, o dom missionário, a ser uma das Heroínas da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Das primeiras letras ao 2º ano do ensino médio estuda na escola pertencente à paróquia do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora no Ceará. Conclui o terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Tereza na linda cidade de Crato, sede de nossa Diocese.

No ano de 1970, na galeria dos formandos, na sede da Universidade Regional do Cariri –URCA, - Crato-Ce, recebe garbosa, com muita simplicidade e humildade o diploma de graduação no magistério.

No passo firme e determinado, vai à missionária da Educação, sempre com o espírito de humanizadora social, educadora por excelência, ao maior Centro de Educação do Ceará, Fortaleza, e lá recebe o certificado do curso de Administração Escolar outorgado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Fomentadora da cultura, arte e educação retorna a sede de nossa diocese e, com brilhantismo se faz presente aos eleitos ao receber o certificado de Pós Graduação, - Arte e Educação, curso ministrado pela renomada Universidade da Região do Cariri - URCA.

A Missionária da Educação, seguindo sempre as pegadas do mestre é convidada a restaurar o primeiro educandário da educação pública da Rede Oficial de Ensino no Cariri Cearense. Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Fundação: {15 de março, 1927}.

Na manhã do dia 15 de março de 1979, a águia da Educação de Aurora – Maria Tavares Leite Gonçalves- rascunha na sua mente majestosa o processo de restauração da Escola Monsenhor Vicente Bezerra; A Saber:

Grandeza Material

a) Restauração da estrutura física com suplementos, salas de aula, banheiros modernos e pátio recreativo a altura da aspiração do povo de Aurora. Conseguiu a primeira linha telefônica da escola, precursora assim, do processo de globalização que viria décadas após, com a Rede Mundial de Computadores.

Grandeza Educacional e Intelectual

a) Criação motriz do Grêmio Estudantil
b) Ampliação e Qualificação, Biblioteca da Escola.
c) Implantação completa do Ensino Fundamental Maior com professores habilitados as disciplinas específicas.
d) Implantação completa do Ensino Médio – Curso Científico- com professores habilitados as disciplinas específicas.

Por tudo isto e muito mais é que, a cidade de Aurora, grata é a 3º heroína do Monsenhor – Maria Tavares Leite Gonçalves, que num gesto de total desprendimento, convida o professor Luiz Domingos de Luna, recém graduado pelo Centro de Formação de Professores – Cajazeiras - PB para lecionar pela primeira vez no educandário as disciplinas de Física, Química e Biologia.

A História da Educação de Aurora se faz com  garra, determinação, visão de futuro, penitência, sofrimento, e, principalmente,  saber construir na dor do momento  o amor  pleno para a libertação das novas gerações a luz da Graça de Deus. Assim, pela grandeza dos fatos, com a força do destino, ou sem a força deste, fica Maria Tavares Leite Gonçalves entronizada na história da Educação de Aurora com a 3º Heroína da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

(*) Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Chrystian Marques, artista plástico Caririense, mais um dos nossos talentos!



Todas as informações sobre o artista e seus trabalhos, pra quem tem interesse em prestigiar e adquirir suas obras:



O Peregrino e o Sagrado


Mestre Bigode


URCA inscreve propostas de espetáculos artísticos para o Palco Sonoro URCA/BNB





A Universidade Regional do Cariri – URCA abriu inscrição para seleção de espetáculos visando a programação artística do Stand da instituição que será efetivada durante a Expocrato, de 9 a 14 de julho do corrente ano.

O processo de inscrição é normatizado por Edital e regido pelos seguintes critérios:

1. As propostas de espetáculos deverão se coadunar com a temática central do Palco Sonoro URCA/BNB: As múltiplas formas de interpretar a música de Luiz Gonzaga (Tributo ao Centenário de Nascimento do Rei do Baião).

2. As propostas de espetáculos deverão se inscrever no link do III Palco Sonoro URCA/BNB, localizado no site www.urca.br, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRODUN da URCA, localizada na rua Cel. Antonio Luiz, 1161, Pimenta, Crato, Ceará, no de 28/06 a 3/07 de 2012. As inscrições na PRODUN-URCA deverão ser efetivadas no horário das 8 às 12 horas e de 14 as 17 horas. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de julho de 2012, através do site da URCA e por outros meios disponíveis.

3. As propostas deverão conter material de áudio e/ou vídeo com uma amostra do espetáculo, além de uma fotografia e de um release e/ou currículo do evento. Este material deverá ser enviado para o e-mail palcosonoro@gmail.com ou entregue diretamente no endereço especificado no item 2. Os inscritos que enviarem o material por e-mail deverão assegurar-se do seu efetivo envio. Para tanto, devem checar o recebimento de um e-mail da Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB acusando a recepção do material ou manter contato com a referida Coordenação, através do telefone (88)8813.0213 ou (88)3521.2832.

4. As propostas de espetáculos deverão ter a duração de uma hora, sem tolerância para menor ou maior duração.

5. Os espetáculos selecionados serão programados para horário e dia determinados pela Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB. Não haverá mudança da programação divulgada, salvo conveniência da Coordenação e com consentimento dos responsáveis dos espetáculos alvos dessa mudança.

6. Os espetáculos selecionados e efetivamente realizados, conforme normas, critérios e requisitos constantes deste Edital receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais), já descontados os encargos legais. O pagamento da ajuda de custo será feita de acordo com previsão divulgada pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, situada na rua Teófilo Siqueira, 734, Pimenta, Crato, Ceará.

7. No ato de assinatura de contrato de compromisso para realização dos espetáculos, será divulgado e entregue aos responsáveis dos espetáculos o documento NORMAS DO PALCO, que regulamentará todo o procedimento da apresentação dos eventos artísticos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Manuel Bezerra Neto – Educação para transformação da sociedade



Professor, Filosofo, pesquisador marxista, comunista e bom de papo, Manuel Bezerra Neto compreende que a educação deve servir para transformação da sociedade. Preparando o seu segundo livro, Bezerrinha como é carinhosamente conhecido apontar as contradições da educação numa sociedade antagônica como a capitalista.  
     
Alexandre Lucas - Quem é Manuel Bezerra Neto?

Manuel Bezerra Neto – Até recentemente fui  professor assistente do Departamento de Educação  da Universidade Regional do Cariri – URCA. Milito na Educação desde a década de 1970. Iniciei nas minhas atividades na Educação Básica do Estado na área de Ciências Exatas (matemática e física). A partir de 2000 ingressei no Ensino Superior da URCA, na área de Ciências Sociais (Filosofia e Sociologia). Durante esse período estive sempre engajado na luta política como dirigente municipal e estadual no Partido Comunista do Brasil - PCdoB.

Alexandre Lucas – Qual a importância das tendências pedagógicas no âmbito das políticas para a educação?

Manuel Bezerra Neto – É preciso lembrar que as políticas educacionais são estabelecidas sempre em função dos interesses do Estado, bem como dos objetivos mais permanentes da classe dominante. Em decorrência disso é que são levadas em conta aquelas tendências pedagógicas que mais são convenientes e mais se adéquam tanto aos objetivos do Estado, quanto aos interesses que estão postos  em determinadas circunstancias, do ponto de vista, é claro, das classes dominantes. Assim, não vamos alimentar ilusões a respeito da educação escolar, uma vez que seu primeiro papel, sob o estado capitalista é explicitamente funcional, ainda que devemos reconhecer, não obstante, que ela se constitui por natureza, uma atividade contraditória.

Alexandre Lucas - Como você avalia as políticas públicas para Educação no Ceará?

Manuel Bezerra Neto – É muito simples perceber-se que elas ainda continuam orientadas pelas diretrizes de caráter neoliberal. Educação ainda é encarada como despesas para o Estado. Assim, despesa pressupõe retorno compensador, do ponto de vista financeiro, e não um direito universal do individuo. Isso significa conceder a educação enquanto fator de desenvolvimento socioeconômico, segundo a Teoria do Capital Humano porquanto para as classes dominantes investir em educação é estabelecer os meios que devem favorecer apenas o desenvolvimento dos meios de produção capitalistas necessários ao processo de acumulação do capital.

Alexandre Lucas – Qual a contribuição do Marxismo para a compreensão e proposição das tendências pedagógicas de caráter progressista?

Manuel Bezerra Neto – Ainda que Marx não tenha proposto explicita e sistematicamente uma linha pedagógica escolar, no entanto, o programa de Gotha define uma concepção de pedagogia que vai além dos conceitos burgueses de progresso humano, uma vez que ele chama a atenção para a importância e o sentido que uma formação humana fundada na associação indispensável entre educação e trabalho, escola pública gratuita (não necessariamente estatal, mas laica). Ele sempre acreditou que a natureza do homem se forma e se desenvolve tendo como principio a atividade produtiva; isto é, o trabalho como principio pedagógico por excelência. É simples perceber-se isto quando sabemos que as classes burguesas nunca encararam o trabalho como atividade dignificante para o individuo que não precisa trabalhar uma vez que ele vive da exploração da força de trabalho daqueles que não tem a propriedade dos meios de produção. Em síntese, elas nunca imaginaram nem desejaram ver seus filhos frequentando a oficina onde o filho do trabalhador está aprendendo um oficio ou aperfeiçoando suas técnicas de produção de mais-valia.

Alexandre Lucas – Em seu livro “Escola – Pedagogia da Reprodução” você aborda o caráter ideológico da escola capitalista e propõe alternativa?

Manuel Bezerra Neto – Quando dei aquele título ao trabalho não estava, de modo algum, concordando inteiramente com a concepção reprodutivista da escola porque, enquanto, os “reprodutivistas” faziam a crítica exclusiva da pedagogia burguesa como aparelho ideológico por excelência do Estado capitalista, eu procuro mostrar que ao lado da critica é preciso propor uma opção – não dualista, obviamente – pedagógica que possa contemplar sem discriminação os interesses, os valores e as concepções de todos na sociedade, principalmente das classes submetidas ao regime de exploração do capital. Ao mesmo tempo compreendi que era necessário também, junto com a tarefa de propor uma escola universalizada cuidar dos problemas concretos e imediatos da sociedade brasileira do ponto de vista do seu desenvolvimento autônomo, tendo em mira a redução drástica das profundas desigualdades sociais engendradas pelo capitalismo brasileiro, e para os quais só uma concepção pedagógica revolucionária poderia apresentar soluções viáveis para sua superação.

Alexandre Lucas – Você prepara o segundo livro “Educação e Consciência de Classe", Qual a abordagem desse trabalho?

Manuel Bezerra Neto – A questão da consciência de classe não é muito simples de ser abordada. Muitas vezes, corremos o risco de ou vê-la idealisticamente, tendo-se a ilusão de que é algo inevitável para o sujeito, em vista de sua pertinência de classe; que dizer, inevitavelmente, o burguês teria que pensar, enquanto burguês, operário como operário, etc. é uma visão um pouco simplista e reducionista pela qual seria suficiente apenas olhamos a posição de classe, para então apreendemos a consciência dos indivíduos que a integram.

A consciência não pode ser também uma função psicológica que nos ajuda a fazer avaliações “corretas” ou de censura das situações vivenciais nem dos indivíduos nem da própria história uma vez que inevitavelmente  ela, de qualquer modo, não deixa de estar vinculada se não as forças motrizes que põem em movimento povos e classes inteiras, que acaba induzindo uma ação durável capaz de promover grandes transformações históricas.

No campo da educação ainda que a consciência se forme na relação direta com a realidade, mesmo que mediatizada pelo conhecimento não podemos subestimar o papel ideológico desse conhecimento na organização e projeção das condições materiais de existência. Assim, a proposta implícita é, sobretudo demonstrar a relação entre o papel ideológico da educação e o desenvolvimento da consciência do individuo.

Alexandre Lucas – Qual a relação entre educação e prática social?

Manuel Bezerra Neto – A relação é explicita, pois a própria educação constitui-se de uma prática social inerente e indispensável ao conjunto das múltiplas práticas convenientes e adequadas para a configuração de uma dada realidade social. Não podemos imaginar prática educativa dissociada da prática social.     

                          
         
         

terça-feira, 26 de junho de 2012

Festival de Garanhuns!


Confira as atrações:
12/07 - Homenagem a Luiz Gonzaga - Dominguinhos, Elba Ramalho e família Gonzaga.

13/07 - Escravo, Zélia Duncan e Zizi Possi

14/07 - 
Hercinho, Academia da Berlinda, Roberta Miranda e Alcione

15/07 - 
Giba Lira e Jorge Vercillo
16/07 - Lucas Notaro, Mombojó, China e Roberta Sá

17/07 -  Rogério e os Cabras, Lula Queiroga, Renato Teixeira, Xangai e Maciel Melo

18/07 - Karla Rafaela, Perícles, Fundo de Quintal

19/07 - Flash, Volver, Ortinho, Reginaldo Rossi e Erasmo carlos

20/07 - Antonio Madureira, Marcelo Jeneci, Lenine e Milton Nascimento

21/07 - Adnreia Amorim, Edgar Scandurra, Ney Matogrosso e Lulu Santos

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro na Beatos

Convidando todos os artistas, apreciadores de música, cultura para uma tarde regada à samba e integração artística!
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