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domingo, 8 de julho de 2012
terça-feira, 3 de julho de 2012
PROAE criará canal de dialogo com o movimento estudantil da URCA
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Pró-reitor Berilo Barroso |
As reivindicações e demandas do movimento estudantil da URCA terá um canal de interlocução com a administração da Instituição, através do
Projeto “Escuta” que será desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
– PROAE.
Para o pró-reitor da PROAE, o professor
Berilo Barroso a ideia surgiu a partir da necessidade de aproximação dos alunos como forma de compreender as necessidades e lutas dos estudantes dentro da
Instituição. Ele destaca que essa é uma forma de propiciar também o dialogo com
outros segmentos da instituição visando minimizar os problemas e atender as
demandas do movimento estudantil.
O Escuta deverá será realizando
pelos Centros Acadêmicos e estudantes dos Grupos de Estudos e Pesquisas da URCA.
A ideia inicial é que seja realizado mensalmente nos diversos campus da
Instituição.
O que é Escuta?
O Escuta é um mecanismo de construção/
dialogo/formação/informação e troca de ideias da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE
da Universidade Regional do Cariri – URCA com o Movimento Estudantil,
representado através dos Centros Acadêmicos e dos Grupos de Estudos e Pesquisas
desta IES.
O Escuta visa garantir um canal
de protagonismo do Movimento Estudantil que possibilite que as suas reivindicações e demandas sejam recebidas pela PROAE e que a mesma sirva como elo de interlocução
com as demais instâncias da instituição.
A intenção é que o Escuta possa
promover o debate sobre o papel da Assistência Estudantil e a função social da
Universidade Pública.
Como vai funcionar?
A Pró-Reitoria de Assuntos de
Estudantis – PROAE convidará os representantes dos Centros Acadêmicos de todos
os cursos e representantes de alunos em grupos de estudos e pesquisas desta IES para pensar o processos de
construções do Escuta.
A ideia inicial é que ele seja
realizado em encontros mensais em campus diferentes da Instituição como forma
de contemplar a descentralização da PROAE.
Inicio?
Os trabalhos do Escuta foram
iniciados em julho/2012 e o primeiro encontro está previsto para agosto deste
ano.
Serviço:
Projeto Escuta
Pró-Reitoria de Assuntos
Estudantis – PROAE – URCA Campus Pimenta
Email: proae@gmail.com e proae@urca.br
(88) 3102-1208
segunda-feira, 2 de julho de 2012
TERCEIRA HEROINA DO MONSENHOR - MARIA TAVARES LEITE GONÇALVES -
Luiz Domingos de Luna (*)
A garotinha sempre a acompanhar seus familiares as solenidades religiosas, numa entrega total de fé, que, com muito jubilo, faz a primeira comunhão com o PE. Luna.
Nascida em Aurora, em festividade alusiva a tal fim, recebe a insígnia sagrada do Apostolado da Oração no cumprimento de fé professada a Santa Igreja de Roma.
Já nascia, como uma chama ardente, no coraçãozinho da menina moça, Maria Tavares Leite Gonçalves, o dom missionário, a ser uma das Heroínas da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Das primeiras letras ao 2º ano do ensino médio estuda na escola pertencente à paróquia do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora no Ceará. Conclui o terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Tereza na linda cidade de Crato, sede de nossa Diocese.
No ano de 1970, na galeria dos formandos, na sede da Universidade Regional do Cariri –URCA, - Crato-Ce, recebe garbosa, com muita simplicidade e humildade o diploma de graduação no magistério.
No passo firme e determinado, vai à missionária da Educação, sempre com o espírito de humanizadora social, educadora por excelência, ao maior Centro de Educação do Ceará, Fortaleza, e lá recebe o certificado do curso de Administração Escolar outorgado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Na manhã do dia 15 de março de 1979, a águia da Educação de Aurora – Maria Tavares Leite Gonçalves- rascunha na sua mente majestosa o processo de restauração da Escola Monsenhor Vicente Bezerra; A Saber:
Grandeza Material
a) Restauração da estrutura física com suplementos, salas de aula, banheiros modernos e pátio recreativo a altura da aspiração do povo de Aurora. Conseguiu a primeira linha telefônica da escola, precursora assim, do processo de globalização que viria décadas após, com a Rede Mundial de Computadores.
Grandeza Educacional e Intelectual
a) Criação motriz do Grêmio Estudantil
Por tudo isto e muito mais é que, a cidade de Aurora, grata é a 3º heroína do Monsenhor – Maria Tavares Leite Gonçalves, que num gesto de total desprendimento, convida o professor Luiz Domingos de Luna, recém graduado pelo Centro de Formação de Professores – Cajazeiras - PB para lecionar pela primeira vez no educandário as disciplinas de Física, Química e Biologia.
A História da Educação de Aurora se faz com garra, determinação, visão de futuro, penitência, sofrimento, e, principalmente, saber construir na dor do momento o amor pleno para a libertação das novas gerações a luz da Graça de Deus. Assim, pela grandeza dos fatos, com a força do destino, ou sem a força deste, fica Maria Tavares Leite Gonçalves entronizada na história da Educação de Aurora com a 3º Heroína da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
(*) Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
Quando o odor do divino toca o manto do sagrado na
construção da massa humana, a flecha do Raio de luz oscila na abóbada do oceano
existencial e imanta a probabilidade entre destino ou não, numa escala que ao
logo do tempo tem servido de base ou alimento intelectual para os filósofos.
Na Pia batismal da igreja do Sr Menino Deus, pelas
mãos sagradas do Padre Francisco Luna Tavares, ingressa na apostólica Romana
que teve como primeiro papa São Pedro.
A garotinha sempre a acompanhar seus familiares as solenidades religiosas, numa entrega total de fé, que, com muito jubilo, faz a primeira comunhão com o PE. Luna.
Nascida em Aurora, em festividade alusiva a tal fim, recebe a insígnia sagrada do Apostolado da Oração no cumprimento de fé professada a Santa Igreja de Roma.
Já nascia, como uma chama ardente, no coraçãozinho da menina moça, Maria Tavares Leite Gonçalves, o dom missionário, a ser uma das Heroínas da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Das primeiras letras ao 2º ano do ensino médio estuda na escola pertencente à paróquia do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora no Ceará. Conclui o terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Tereza na linda cidade de Crato, sede de nossa Diocese.
No ano de 1970, na galeria dos formandos, na sede da Universidade Regional do Cariri –URCA, - Crato-Ce, recebe garbosa, com muita simplicidade e humildade o diploma de graduação no magistério.
No passo firme e determinado, vai à missionária da Educação, sempre com o espírito de humanizadora social, educadora por excelência, ao maior Centro de Educação do Ceará, Fortaleza, e lá recebe o certificado do curso de Administração Escolar outorgado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Fomentadora da cultura, arte e educação retorna a
sede de nossa diocese e, com brilhantismo se faz presente aos eleitos ao
receber o certificado de Pós Graduação, - Arte e Educação, curso ministrado
pela renomada Universidade da Região do Cariri - URCA.
A Missionária da Educação, seguindo sempre as
pegadas do mestre é convidada a restaurar o primeiro educandário da educação
pública da Rede Oficial de Ensino no Cariri Cearense. Escola Monsenhor Vicente
Bezerra – Fundação: {15 de março, 1927}.
Na manhã do dia 15 de março de 1979, a águia da Educação de Aurora – Maria Tavares Leite Gonçalves- rascunha na sua mente majestosa o processo de restauração da Escola Monsenhor Vicente Bezerra; A Saber:
Grandeza Material
a) Restauração da estrutura física com suplementos, salas de aula, banheiros modernos e pátio recreativo a altura da aspiração do povo de Aurora. Conseguiu a primeira linha telefônica da escola, precursora assim, do processo de globalização que viria décadas após, com a Rede Mundial de Computadores.
Grandeza Educacional e Intelectual
a) Criação motriz do Grêmio Estudantil
b) Ampliação e Qualificação, Biblioteca da Escola.
c) Implantação completa do Ensino Fundamental Maior
com professores habilitados as disciplinas específicas.
d) Implantação completa do Ensino Médio – Curso
Científico- com professores habilitados as disciplinas específicas.
Por tudo isto e muito mais é que, a cidade de Aurora, grata é a 3º heroína do Monsenhor – Maria Tavares Leite Gonçalves, que num gesto de total desprendimento, convida o professor Luiz Domingos de Luna, recém graduado pelo Centro de Formação de Professores – Cajazeiras - PB para lecionar pela primeira vez no educandário as disciplinas de Física, Química e Biologia.
A História da Educação de Aurora se faz com garra, determinação, visão de futuro, penitência, sofrimento, e, principalmente, saber construir na dor do momento o amor pleno para a libertação das novas gerações a luz da Graça de Deus. Assim, pela grandeza dos fatos, com a força do destino, ou sem a força deste, fica Maria Tavares Leite Gonçalves entronizada na história da Educação de Aurora com a 3º Heroína da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
(*) Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Chrystian Marques, artista plástico Caririense, mais um dos nossos talentos!
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Chrystian Marques
URCA inscreve propostas de espetáculos artísticos para o Palco Sonoro URCA/BNB
A Universidade Regional do Cariri – URCA abriu inscrição para seleção de espetáculos visando a programação artística do Stand da instituição que será efetivada durante a Expocrato, de 9 a 14 de julho do corrente ano.
O processo de inscrição é normatizado por Edital e regido pelos seguintes critérios:
1. As propostas de espetáculos deverão se coadunar com a temática central do Palco Sonoro URCA/BNB: As múltiplas formas de interpretar a música de Luiz Gonzaga (Tributo ao Centenário de Nascimento do Rei do Baião).
2. As propostas de espetáculos deverão se inscrever no link do III Palco Sonoro URCA/BNB, localizado no site www.urca.br, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRODUN da URCA, localizada na rua Cel. Antonio Luiz, 1161, Pimenta, Crato, Ceará, no de 28/06 a 3/07 de 2012. As inscrições na PRODUN-URCA deverão ser efetivadas no horário das 8 às 12 horas e de 14 as 17 horas. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de julho de 2012, através do site da URCA e por outros meios disponíveis.
3. As propostas deverão conter material de áudio e/ou vídeo com uma amostra do espetáculo, além de uma fotografia e de um release e/ou currículo do evento. Este material deverá ser enviado para o e-mail palcosonoro@gmail.com ou entregue diretamente no endereço especificado no item 2. Os inscritos que enviarem o material por e-mail deverão assegurar-se do seu efetivo envio. Para tanto, devem checar o recebimento de um e-mail da Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB acusando a recepção do material ou manter contato com a referida Coordenação, através do telefone (88)8813.0213 ou (88)3521.2832.
4. As propostas de espetáculos deverão ter a duração de uma hora, sem tolerância para menor ou maior duração.
5. Os espetáculos selecionados serão programados para horário e dia determinados pela Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB. Não haverá mudança da programação divulgada, salvo conveniência da Coordenação e com consentimento dos responsáveis dos espetáculos alvos dessa mudança.
6. Os espetáculos selecionados e efetivamente realizados, conforme normas, critérios e requisitos constantes deste Edital receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais), já descontados os encargos legais. O pagamento da ajuda de custo será feita de acordo com previsão divulgada pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, situada na rua Teófilo Siqueira, 734, Pimenta, Crato, Ceará.
7. No ato de assinatura de contrato de compromisso para realização dos espetáculos, será divulgado e entregue aos responsáveis dos espetáculos o documento NORMAS DO PALCO, que regulamentará todo o procedimento da apresentação dos eventos artísticos.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Manuel Bezerra Neto – Educação para transformação da sociedade
Professor, Filosofo,
pesquisador marxista, comunista e bom de papo, Manuel Bezerra Neto compreende
que a educação deve servir para transformação da sociedade. Preparando o seu
segundo livro, Bezerrinha como é carinhosamente conhecido apontar as
contradições da educação numa sociedade antagônica como a capitalista.
Alexandre Lucas - Quem é Manuel Bezerra Neto?
Manuel Bezerra Neto – Até recentemente fui professor assistente do Departamento de
Educação da Universidade Regional do
Cariri – URCA. Milito na Educação desde a década de 1970. Iniciei nas minhas
atividades na Educação Básica do Estado na área de Ciências Exatas (matemática
e física). A partir de 2000 ingressei no Ensino Superior da URCA, na área de
Ciências Sociais (Filosofia e Sociologia). Durante esse período estive sempre
engajado na luta política como dirigente municipal e estadual no Partido
Comunista do Brasil - PCdoB.
Alexandre Lucas – Qual a importância das tendências
pedagógicas no âmbito das políticas para a educação?
Manuel Bezerra Neto – É preciso lembrar que as políticas
educacionais são estabelecidas sempre em função dos interesses do Estado, bem
como dos objetivos mais permanentes da classe dominante. Em decorrência disso é
que são levadas em conta aquelas tendências pedagógicas que mais são convenientes
e mais se adéquam tanto aos objetivos do Estado, quanto aos interesses que
estão postos em determinadas
circunstancias, do ponto de vista, é claro, das classes dominantes. Assim, não
vamos alimentar ilusões a respeito da educação escolar, uma vez que seu
primeiro papel, sob o estado capitalista é explicitamente funcional, ainda que
devemos reconhecer, não obstante, que ela se constitui por natureza, uma
atividade contraditória.
Alexandre Lucas - Como você avalia as políticas
públicas para Educação no Ceará?
Manuel Bezerra Neto – É muito simples perceber-se que
elas ainda continuam orientadas pelas diretrizes de caráter neoliberal.
Educação ainda é encarada como despesas para o Estado. Assim, despesa pressupõe
retorno compensador, do ponto de vista financeiro, e não um direito universal
do individuo. Isso significa conceder a educação enquanto fator de
desenvolvimento socioeconômico, segundo a Teoria do Capital Humano porquanto
para as classes dominantes investir em educação é estabelecer os meios que
devem favorecer apenas o desenvolvimento dos meios de produção capitalistas
necessários ao processo de acumulação do capital.
Alexandre Lucas – Qual a contribuição do Marxismo para
a compreensão e proposição das tendências pedagógicas de caráter progressista?
Manuel Bezerra Neto – Ainda que Marx não tenha proposto
explicita e sistematicamente uma linha pedagógica escolar, no entanto, o
programa de Gotha define uma concepção de pedagogia que vai além dos conceitos
burgueses de progresso humano, uma vez que ele chama a atenção para a
importância e o sentido que uma formação humana fundada na associação
indispensável entre educação e trabalho, escola pública gratuita (não
necessariamente estatal, mas laica). Ele sempre acreditou que a natureza do
homem se forma e se desenvolve tendo como principio a atividade produtiva; isto
é, o trabalho como principio pedagógico por excelência. É simples perceber-se
isto quando sabemos que as classes burguesas nunca encararam o trabalho como
atividade dignificante para o individuo que não precisa trabalhar uma vez que
ele vive da exploração da força de trabalho daqueles que não tem a propriedade
dos meios de produção. Em síntese, elas nunca imaginaram nem desejaram ver seus
filhos frequentando a oficina onde o filho do trabalhador está aprendendo um
oficio ou aperfeiçoando suas técnicas de produção de mais-valia.
Alexandre Lucas – Em seu livro “Escola – Pedagogia
da Reprodução” você aborda o caráter ideológico da escola capitalista e propõe alternativa?
Manuel Bezerra Neto – Quando dei aquele título ao
trabalho não estava, de modo algum, concordando inteiramente com a concepção
reprodutivista da escola porque, enquanto, os “reprodutivistas” faziam a crítica exclusiva da pedagogia burguesa
como aparelho ideológico por excelência do Estado capitalista, eu procuro
mostrar que ao lado da critica é preciso propor uma opção – não dualista,
obviamente – pedagógica que possa contemplar sem discriminação os interesses,
os valores e as concepções de todos na sociedade, principalmente das classes
submetidas ao regime de exploração do capital. Ao mesmo tempo compreendi que
era necessário também, junto com a tarefa de propor uma escola universalizada
cuidar dos problemas concretos e imediatos da sociedade brasileira do ponto de
vista do seu desenvolvimento autônomo, tendo em mira a redução drástica das
profundas desigualdades sociais engendradas pelo capitalismo brasileiro, e para
os quais só uma concepção pedagógica revolucionária poderia apresentar soluções
viáveis para sua superação.
Alexandre Lucas – Você prepara o segundo livro
“Educação e Consciência de Classe", Qual a abordagem desse trabalho?
Manuel Bezerra Neto – A questão da consciência de classe
não é muito simples de ser abordada. Muitas vezes, corremos o risco de ou vê-la
idealisticamente, tendo-se a ilusão de que é algo inevitável para o sujeito, em
vista de sua pertinência de classe; que dizer, inevitavelmente, o burguês teria
que pensar, enquanto burguês, operário como operário, etc. é uma visão um pouco
simplista e reducionista pela qual seria suficiente apenas olhamos a posição de
classe, para então apreendemos a consciência dos indivíduos que a integram.
A consciência não pode ser também uma função psicológica que
nos ajuda a fazer avaliações “corretas”
ou de censura das situações vivenciais nem dos indivíduos nem da própria
história uma vez que inevitavelmente
ela, de qualquer modo, não deixa de estar vinculada se não as forças
motrizes que põem em movimento povos e classes inteiras, que acaba induzindo
uma ação durável capaz de promover grandes transformações históricas.
No campo da educação ainda que a consciência se forme na
relação direta com a realidade, mesmo que mediatizada pelo conhecimento não
podemos subestimar o papel ideológico desse conhecimento na organização e
projeção das condições materiais de existência. Assim, a proposta implícita é,
sobretudo demonstrar a relação entre o papel ideológico da educação e o
desenvolvimento da consciência do individuo.
Alexandre Lucas – Qual a relação entre educação e
prática social?
Manuel Bezerra Neto – A relação é explicita, pois a
própria educação constitui-se de uma prática social inerente e indispensável ao
conjunto das múltiplas práticas convenientes e adequadas para a configuração de
uma dada realidade social. Não podemos imaginar prática educativa dissociada da
prática social.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Festival de Garanhuns!
Confira as atrações:
12/07 - Homenagem a Luiz Gonzaga - Dominguinhos, Elba Ramalho e família Gonzaga.
13/07 - Escravo, Zélia Duncan e Zizi Possi
14/07 - Hercinho, Academia da Berlinda, Roberta Miranda e Alcione
15/07 - Giba Lira e Jorge Vercillo
13/07 - Escravo, Zélia Duncan e Zizi Possi
14/07 - Hercinho, Academia da Berlinda, Roberta Miranda e Alcione
15/07 - Giba Lira e Jorge Vercillo
16/07 - Lucas Notaro, Mombojó, China e Roberta Sá
17/07 - Rogério e os Cabras, Lula Queiroga, Renato Teixeira, Xangai e Maciel Melo
18/07 - Karla Rafaela, Perícles, Fundo de Quintal
19/07 - Flash, Volver, Ortinho, Reginaldo Rossi e Erasmo carlos
20/07 - Antonio Madureira, Marcelo Jeneci, Lenine e Milton Nascimento
21/07 - Adnreia Amorim, Edgar Scandurra, Ney Matogrosso e Lulu Santos
17/07 - Rogério e os Cabras, Lula Queiroga, Renato Teixeira, Xangai e Maciel Melo
18/07 - Karla Rafaela, Perícles, Fundo de Quintal
19/07 - Flash, Volver, Ortinho, Reginaldo Rossi e Erasmo carlos
20/07 - Antonio Madureira, Marcelo Jeneci, Lenine e Milton Nascimento
21/07 - Adnreia Amorim, Edgar Scandurra, Ney Matogrosso e Lulu Santos
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Encontro na Beatos
Convidando todos os artistas, apreciadores de música, cultura para uma tarde regada à samba e integração artística!
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