seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Desabafo!


Passeando como faço diariamente no blog do crato, me deparei com um rasgado elogio de Dihelson pra o grande professor de história Armando Rafael pela passagem do seu aniversário, com um texto que chega a ser engraçado de tão arcaico e vaidoso, não copiei por medo de represálias, tenho muito respeito por Dihelson, principalmente como músico, mas não pude deixar, já que aqui é um espaço livre(como lá também), pra eu postar e manifestar minha surpresa ao ler que o melhor professor de história que ele conhece é alguém que defende a monarquia, acho que o mundo tá pelo avesso, ja vi gente atirar pedra e cuspir no prato que comeu, já vi textos riquíssimos desprezados e achincalhados por simples e corriqueiros erros de português, questões pessoais como: liga pra mim! nem foi ontem! terem destaque de noticia por lá, mas essa de pró monarquia é de rir e divulgar...pois bem, temendo que meu comentário não fosse divulgado, coisa que verdadeiramente acho difícil,pois ele sempre divulga as críticas feitas a ele, exponho aqui meu "desabafo"!

0 comentário feito no blog do crato:


esse texto é tão arcaico, que por vários instantes pensei ter sido meu avô(1914)pedindo a mão de minha vó(1923) em casamento.Monarquia? Baluarte?Ó nobre? Teus opositores? mas confesso,eu amo os delírios de vaidade desse blog, já estou viciada em ler a troca prazerosa de elogios entre os que aqui postam,e as críticas enfurecidas para aqueles que não rezam a mesma missa,nem leram a mesma cartilha, de qualquer forma o blog do crato deixa claro a sua posição diante da politica, da "sociedade", dos bons costumes e permite "até" que as críticas sejam divulgadas... AMEI A POSTAGEM!É no mínimo pertubador que um professor de história defenda a monarquia, se a república é corrupta e desavergonhada, a monarquia é o quê?Acho então que li os livros errados de história, ou a história verdadeira sobre reis e rainhas são aquelas de contos de fadas? repletas de rapunzéis,brancas de neve e Ladys Dy?E "que" argumentos favoráveis à monarquia? rsrsrs,só teríamos 3 sucessores, e ao contrário, já tivemos 47 presidentes,então seria apenas o bizavô desse cidadão quem escravizou e exterminou nossos antepassados índios? quem nos faz ler até hoje que descobriram nosso país?Os responsáveis pelo sequestros de negros africanos por alegarem que nós éramso preguiçosos e nada domesticáveis para o trabalho? como não acreditar na evolução?Passamos pelos grandes proprietários de café, a um revolucionário populista,apenas populistas, militares,impeachment, intelectuais neo-liberais,até chegarmos a um trabalhador comum que se reelege com características ainda duvidosas entre o neo liberalismo e o socialismo,e assim descobrirmos com erros a cada dia a forma de se fazer política,será que um plebeu chegaria a rei?A não ser que fosse um herói exterminador e conseguisse a permissão de casar com a princesa, quanto a ser um país de primeiro mundo na época do império,gostaria de perguntar se quem desestruturou essa riqueza não foi a nossa "nobre" nobreza,desviando nosso ouro e pau brasil, cauculemos o desfalque daquela época com a de hoje, não estou defendendo a corrupção atual, estou afirmando que a monarquia faliu,mas o senhor deve mesmo ser o "melhor professor de história" pra convecer alguém de ouvi-lo e entitulá-lo assim, defender a monarquia não passa de "exótico",ja temos uma monarquia imbecil e arrogante a nos cuspir catolicamente seus preconceitos e repressões,mas O REI ESTÁ NU, é o que afirmo,vê quem quer! Por essas e outras eu adoro o blog!

P.S: leiam o coletivocamarada, cariricult também!

RESPOSTA DO DIHELSON:


Pô, Janinha, mas tu também...sei lá, entende ? rs rs

Realmente, janinha, já que vc tem 30, estamos mais próximos da mesma geração. Mas a forma de falar com cada pessoa se altera um pouco devido ao conhecimento, à linguagem usada por cada um.

Eu tento tratar as pessoas da forma como as pessoas preferem o tratamento ( no uso da linguagem ). Por exemplo, vc já deve ter visto como eu trato a Alessandra, chamo de ALE, numa linguagem coloquial.

Mas eu acho que há certos momentos em que a linguagem coloquial não pode ser empregada. Principalmente, em se tratando de uma homenagem a uma pessoa que tem outra visão de mundo. Se fosse uma homenagem ao Lupeu Lacerda, por exemplo, o texto seria outro completamente diferente. Então eu vejo assim, apenas diferenças de uso das palavras.

Também não precisa se desculpar assim, pelo menos a mim que não tenho nada a ver com isso. E conhecendo o Armando, acho que vc iria adora conheçê-lo pessoalmente. Espero que tenha essa oportunidade. vais ver que é uma pessoa amável, um cara iluminado que tem tanto conhecimento e ao mesmo tempo tanta simplicidade que vc vai entender porque que eu escrevi e como escrevi.

Olha, eu não sou monarquista, diga-se de passagem. Mas pela convivência, pela tolerância e pela tentativa de compreender as pessoas em seu próprio habitat, eu respeito a Monarquia do Armando, o Comunismo do Darlan, o Ateísmo do Zé Flávio, o Lulismo do José Nilton Mariano, o Anti-Serrismo do Darlan e do Ludgero, o Anti-Lulismo de Carlos Rafael, Morais e outros, a visão poética de ver o mundo de Claude Bloc...

And the list goes on...

Só que muitas vezes, embora eu não compartilhe as crenças e as convicções desse povo 100%, devemos aceitar.

E eu ?

Bom, eu não sou 100% Lulista, nem 100% contra. Sou a favor do que se faz correto. Ele acerta umas coisas, erra noutras. Busco outras formas de pensamento, de governabilidade, pois o atual não está bom. Mas, claro, minha opinião é o menos importante, porque eu só devo contribuir como participante também. É inevitável, e vc sabe disso, que nós, como administradores também temos opinião. A questão é não impedir, ou não tentar impedir a manifestação de pensamentos contrários. Pois cada um assume o que fala e por isso tem liberdade.

A única coisa que sou terminantemente contra é o anonimato, a falta de educação, a agressão direta e o uso de palavrões. Isso aí já é parte do código de conduta do Blog. No mais, cada um é responsável pelo que escreve.

Um forte abraço,
Espero te encontrar em breve.
Parabéns pelo Blog também. Espero que por lá os anônimos não te ataquem...rs rs

Dihelson Mendonça

2 comentários:

  1. Minha querida Janinha,

    Posso ser Arcaico, mas sou coerente. jamais desprezaria a amizade de uma pessoa como o professor Armando Rafael. Agora, se me permite, achei muito deselegante o seu comentário, em cima de uma homenagem a alguém. Poderia ter sido em qualquer outra postagem.

    Mas saibamos aceitar as críticas, mesmo vindo de gente que temos também na condição de pessoas "amigas".

    Acho que o fato de o Professor Armando Rafael defender a Monarquia ( e isso todo o Ceará já sabe, ele é um dos poucos defensores desse sistema, porém defende a monarquia parlamentarista, como existe na Inglaterra, país de primeiro mundo e de outros países ).

    Minha mensagem é: Converse, discuta um pouco disso com o professor Armando Rafael. Com certeza, ele vai te mostrar as suas razões. Não que eu as aceite, nem compartilho, mas aprendi a conviver com esse tipo de diferença, ainda que eu também possa criticar, devemos RESPEITAR.

    Um abraço,

    Dihelson Mendonça
    www.blogdocrato.com

    ResponderExcluir
  2. Dihelson,sei sempre que podemos discutir idéias, sem nos desrespeitarmos, peço desculpas por ter postado numa homenagem, uma gafe,confesso,mas ja está registrado o meu ponto de vista,não alterando assim qualquer opinião pessoal minha a seu respeito,nem ao Armando Rafael que nem conheço pessoalmente,se tivermos oportunidade de discutirmos sobre esse,ou outros assuntos, sei que a discussão será boa,com um ótimo nível,além do mais temos em comum o amor pela música, e de mim você tem admiração,me envaideço por tê-lo como seguidor do meu blog, obrigada por respostar e se importar de dedicar um pouco do seu tempo as minhas inquietudes,ou perplexidades....essa é só mais uma prova que acompanho e recomendo seu blog, ele não teria o sucesso que tem se não surgissem essas questões,e se essas não fossem divulgadas! obrigada e desculpa pela gafe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...