quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A CONSTRUÇÃO DA CENA BRINCANTE: por Cacá Araújo

1ª Brincadeira: A Cena Brincante no contexto da história – 20 h/a

Ementa: História do teatro mundial, brasileiro, cearense e caririense.



2ª Brincadeira: Elementos conceituais e constitutivos da Cena Brincante: das tradições populares ao gesto dramático elaborado – 60 h/a

Ementa: Vivência com grupos de folguedos, cantadores, cordelistas, mamulengos; Conhecimento de mitos e lendas; Estudo do romanceiro popular regional; A dramaturgia brincante.



3ª Brincadeira: A Voz e o Movimento do Corpo Brincante – 20 h/a

Ementa: O estudo da voz e do corpo a partir elementos das danças folclóricas: as cantigas populares; o canto das peças de reisado, toadas de coco, cantorias e emboladas; o molejo do Mateus e da Catirina; o jogo de espadas e os passos do reisado; a coreografia do coco e do maneiro pau; a performance da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto; o mamulengo e o desenho animado.



4ª Brincadeira: A Interpretação Brincante – 20 h/a

Ementa: A pesquisa e experimentação do gesto dramático a partir das brincadeiras populares; a verdade da interpretação brincante é a consciência da brincadeira e a anti-ilusão.



5ª Brincadeira: A Encenação Brincante – 120 h/a

Ementa: A construção da cena em sua dimensão de espetáculo, envolvendo texto, direção, interpretação, cenografia, figurino, adereços, maquiagem, caracterização, sonoplastia, música, iluminação.



_______


PATROCÍNIO

Governo Municipal do Crato / Secretaria de Cultura do Município

Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura (SECULT-CE)

Governo Federal / Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...