seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cortejo da Baixa Rasa atrai grande número de fiéis e tem participação da cultura





Realizada na manhã de ontem, na Serra do Araripe, mais uma tradicional Festa da Baixa Rasa, reunindo centenas de fiéis, que todos os anos se reúnem para cumprir o ritual de cortejo ao local onde se encontra a Cruz da Baixa Rasa, local em que foi encontrado morto um vaqueiro. Segundo dados históricos, esse fato foi registrado em 1877. Cerca de 300 vaqueiros participaram do cortejo e ao meio-dia foi celebrada missa no local. A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que este ano procurou levar ao local os grupos de tradição popular. A festa, segundo Danielle, é um misto de reverência e fé dos vaqueiros. “A cada ano essa festa tem crescido e devemos aproveitar mais para promover o turismo, já que tem despertado o interesse”, afirma Danielle. Ela lembra da parceria com o IBAMA de manter a área preservada e da proibição de carros de som na área. “A gente tem que primar pela tradição, lidar mais com a parte histórica e cultural”, enfatiza.

Áreas de pequenos proprietários rurais serão regularizadas em Crato

Iniciado, em Crato, o georeferenciamento dos minifúndios, para regularização fundiária, com escrituras públicas para os proprietários das terras que faltavam serem regularizadas em cartório. Segundo empresa responsável pelo trabalho, calcula-se que cerca de 5 mil pequenos proprietários de terra no município do Crato estejam nesta situação. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, está dando apoio logístico para que os técnicos do Governo do Estado, para que possam realizar seus trabalhos em melhores condições, numa sala cedida na própria secretaria. Ele solicita o apoio dos pequenos produtores rurais para que recebam bem a equipe responsável pelos trabalhos técnicos e cadastradores em suas residências, para que os trabalhos possam ser agilizados da melhor maneira. Esse projeto tem financiamento do Governo Federal com o Governo Estadual e vem sendo desenvolvido em toda a região do Cariri.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

FONTE: http://blogdocrato.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Prestigiarei sim Valdecy, com prazer, obrigada pelo elogio e peço permissão para divulgar seus trabalhos aqui no nosso blog,conheço o documentário:Padim Ciço, Santo ou Coronel? Desde então sempre que posso aprecio seu blog, se for do seu interesse em ser autor do cultura no Cariri, seja bem vindo! Seria uma honra ter no nosso quadro de autores um escritor do seu nível!
    Caso aceite nosso convite, mandar email para janinhayh@hotmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...