seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 6 de abril de 2010

A PISADEIRA.



A Pisadeira é  uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando muita dor e falta de ar. Ela vive pelos telhados sempre à espreita esperando você deitar. Como já  dizia a minha santa vozinha (que Deus a tenha lá e eu aqui) : "a velha só vem quando alguém dorme de estômago muito cheio".

"Esta é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sombranceia cerrado e zóio aceso... Quando a gente caba de ciá e vai durmi logo, deitado de costa, ele desce do teiado e senta no peito da gente, arcano... arcano... a boca do estámo... Purisso nunca se deve dexá as criança durmi de costa."

(Cornélio Pires. Conversas ao pé do fogo)

Eu descobri que existe até uma oração contra a Pisadeira, registrada por Benedito Cleto. Anota logo. 
A reza diz assim:

"São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem a mão furado.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem os olho arregalado.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o beiço arrevirado.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o dente arreganhado..."

Você que tem por hábito comer e logo deitar, muito cuidado.
A Pisadeira está na espreita  e pode visitar você.
É até melhor mudar o rumo dessa prosa, antes que a talzinha escute que estamos falando dela.
Sabe com é...atrai.

" CRUZ CREDO, PÉ DE PATO MANGALÔ TRÊS VEZES ! " 
fonte:http://silnunesprof.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Querida Janinha, lindo de morrer! Permita-me importar para o Cariri Cangaço !!!!
    Beijos
    Severo

    ResponderExcluir
  2. ô Severo, sempre tão carinhoso, esse blog é nosso viu? fique à vontade!

    ResponderExcluir
  3. Não teve uma infância feliz quem não teve medo da pisadeira

    ResponderExcluir
  4. muito bem feito o trabaio
    de falá da pisadera
    mas é uma históra de véra
    garantu num é brincadera
    lembro vó falano dela
    ô pantarma traisuera

    relembrá dessa históra
    me dexa imocionado
    ela assim como vó
    fico lá nu meu passado
    mais inquantu eu vivê
    dar duas terei lembrado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...