seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CRATO - Novamente, a Capital da Cultura Caririense ! Por: Dihelson Mendonça


Uma cidade que cada vez mais, respira Arte, Cultura e é reconhecida no Brasil


Crato - Ceará - Festival da Canção - original - 4033508027

Acreditar em nossos valores, investir na cultura popular e nas tradições:

Img_6228 - original

Uma cidade que até pouco tempo, vivia de memórias, e hoje vê grandes realizações

Dsc03661 - original

Festas Populares...

Crato - São João Festeiro - original - 3638482020

Intercâmbios culturais...

Crato - São João Festeiro - original - 3638485082



Crato - Praça da Sé - Por Dihelson Mendonça - original

Valorizando os Artistas Regionais

DSC_0127 copy 600

Dando-lhes Espaços e Prêmios! - Assim se valorizam os Artistas...

DSC_0037 copy 600

Apoiando iniciativas...

Img_9609 - 600




Nas tradições, na história do nosso povo...

Image8 - original - 3848178198

Nas tendências artísticas dos nossos jovens...

DSC_0036 copy 600


Apoiando eventos que ressaltam as datas comemorativas do município


Crato - São João Festeiro - original - 3637667387


IMG_8151 - original


Crato - Ceará - Festival da Canção - original - 4034261872

O Nosso quartel-General da Cultura, O Centro Cultural do Araripe:

Centro Cultural do Araripe - Dihelson Mendonça - Crato - original

Biblioteca Municipal...

IMG_3592 - original

A
través do muito que se tem feito em prol das artes e da cultura nos últimos tempos, a cidade de Crato, no Ceará, volta a ocupar o espaço que antes possuía, e se consolidar definitivamente como a capital da cultura regional. Os grandes investimentos dos últimos anos direcionados em resgatar eventos que já haviam desaparecidos do mapa, e apenas lembrados pela memória coletiva, como os festivais de Música, o Salão de Outubro, o nosso tradicional Carnaval de Rua, as datas festivas, além da valorização dos nossos artistas, seja pela abertura de inúmeros espaços culturais, seja pelo incentivo direto, comprovam este fato.

A considerar-se primeiramente que até o ano de 2003, final da gestão do prefeito anterior, Crato não dispunha mais sequer de uma secretaria de Cultura, num total processo de decadência e falência dos aparelhos culturais, não possuindo um único teatro no município, a não ser o "Rachel de Queiroz", que era da iniciativa privada, e hoje, pelo contrário, dispõe de inúmeros mecanismos criados ou concluídos na atual gestão, como o Espaço Cultural do Araripe, que reúne em suas dependências: Anfiteatro, Pinacoteca, Biblioteca, amplos espaços de manifestações culturais para a população, além do excelente Teatro Municipal Salviano Saraiva, onde toda semana acontecem eventos importantes para o município, é que cremos que finalmente, o Crato está no rumo certo das grandes cidades do país que buscam uma melhor integração ao mundo moderno, sobretudo quando se sabe que valorizar as artes e a cultura de um povo, é investir no ser humano.

Quando vemos hoje nossos jovens felizes, apresentando seus primeiros trabalhos no Festival da Canção Estudantil, e sendo estimulados e reconhecidos com premiações importantes aos vencedores; Quando assistimos ao Festival Cariri da Canção Nacional - Elogiadíssimo pelos participantes de vários estados da federação que aqui vêm desfrutar do congraçamento de culturas, da troca de conhecimentos, além do justo reconhecimento em artigos publicados em diveros sites e Jornais do País; Quando vemos a criação de uma Mostra de Música Instrumental, que tende a se transformar num Festival de Jazz do Crato, evento impensável em anos anteriores; Quando vemos o retorno dos Salões de Outubro, marcantes nos anos 70 e 80; Quando vemos o apoio dado pela secretaria de cultura do município a diversos eventos culturais da cidade, e as parcerias feitas com mecanismos tradicionais de Arte e Cultura, como o Centro Cultural Banco do Nordeste, SESC, SEBRAE, SECULT, MINC; Quando vemos a nossa Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo em Brasília, lutando por recursos junto aos ministérios para conseguir realizar todos os eventos, é que chegamos à conclusão que nunca se fez tanto pelas Artes e pela Cultura do Crato quanto nos últimos 4 anos. É verídico dizer que os eventos acontecidos nos últimos 4 anos, seja em volume e em qualidade, superam os 20 anos anteriores.

De modo que nós, enquanto artistas Cratenses, nos sentimos muito felizes em ver nossa cidade se desenvolvendo. Em vermos no dia-a-dia, no corpo-a-corpo, que temos uma secretaria de Cultura que realmente funciona e que faz jus à Crato - Capital da Cultura. Uma secretaria que hoje é elogiadíssima nos 4 cantos desse país pelos artistas que aqui vem se apresentar cada vez mais, trazendo um pouco do Brasil para o Crato, e levando um pouco do Crato para o resto do Brasil.

Há muito o que se investir ainda em Arte e Cultura, decerto, mas vendo sob uma retrospectiva, muito avançamos nos últimos tempos. Quem mora no Crato e acompanha como nós a luta incansável das pessoas ligadas às artes, em tentar cumprir a meta de um calendário cultural anual que já se dispõe no município, há de reconhecer esse trabalho. E é por uma questão até de justiça que devemos louvar e ressaltar aqui, o reconhecimento que a Secretaria Danielle Esmeraldo vem obtendo, por dedicar-se a uma causa tanto nobre quanto difícil, que é realizar em 4 anos aquilo que não se fez em 20 anos anteriores, e sobretudo, garantir que os princípios que norteiam o Crato rumo a um futuro de desenvolvimento regional seja consolidado para as gerações futuras. As centenas de artistas envolvidos em todos os projetos, e os milhares de Cratenses e Caririenses que prestigiam os eventos realizados, com certeza, estão muito satisfeitos em ver uma cidade renascer das cinzas de um passado distante e glorioso, uma cidade que até pouco tempo, vivia de memórias, e aqueles que a promovem hoje, pelo empenho e a dedicação, deixarão o nome gravado em alto relêvo nos hall dos que constróem um Crato, celeiro de artistas e de criatividade, nos céus da Arte e da Cultura brasileiras.

Parabéns à Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo, pelo muito que se tem feito em Arte e Cultura. Parabéns também ao Prefeito Samuel Araripe, que apesar das poucas verbas do município, da imensa queda de repasses federais e estaduais, nunca deixou de acreditar que
investir em Cultura, é garantir um futuro digno para a população do Crato.

Parabéns à Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, pelo muito que tem feito, pelo tempo integral de dedicação a realizar em apenas 4 anos, o que não se fez em décadas anteriores.
Texto: Dihelson Mendonça
Fotos: Dihelson mendonça, Wilson Bernardo, Cacá Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...