seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Descoberto porque havia tão poucas pessoas no Show do SESC no Sábado ! POR: DIHELSON MENDONÇA!

Espetáculos Continuam Elitizados !

Bom Dia, Crato!
Quando é que o pessoal do SESC vai se tocar que é preciso levar Arte e Cultura para o povão, e que um povo que não tem dinheiro nem pra se alimentar bem, vai ter dinheiro pra pagar entrada de show ??????????????????

Hoje é o Dia 16 de Novembro de 2010, terça-feira. Um grande show aconteceu no último sábado no teatro Municipal Salviano Saraiva, que reuniu grandes nomes da Música Caririense, tais como Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, participações de Dihelson Mendonça, Cleivan Paiva, João do Crato. Na platéia, poucas e boas pessoas, tais como Pachelly Jamacaru, Socorro Moreira, Dr. José Flávio Vieira, dentre outras. A pergunta aqui é: E porque havia tão pouca gente no teatro ? Ao chegar lá, não me conformei em ver tão pouca gente para um show tão grandioso, mas aqui está o meu testemunho do que presenciei:

A Mostra SESC impôs a tarefa de cada espectador ter de levar um litro de leite por pessoa. Pelo menos 3 amigos meus não sabiam disso ( na verdade, nem Eu sabia disso ). Cheguei ao teatro, e tentaram me impedir de entrar exigindo o tal "litro de Leite", mas a sorte é que eu sou repórter credenciado pelo próprio SESC para a cobertura jornalística, e além do mais, iria tocar no show. Outros amigos meus nao tiveram essa sorte, foram barrados na entrada, e foram procurar comprar leite às 8 da noite, com o show começando... Nas Farmácias, a lata de leite Ninho custava 9 reais. Uma família de 3 pessoas, 27 reais... - Mas afinal de contas esse negócio é pra levar cultura para o povo ou para uma Elite ?

Putz!
Meus amigos foram finalmente de mercearia em mercearia até que chegaram ao Supermercado São Luiz, mas aí já eram quase 21:00 e não compensava mais voltar ao teatro municipal depois de ter gasto tanta gasolina procurando. Resultado> pouquíssimo público. Deveriam ter colocado logo uma banquinha de vender leite na frente do Teatro se esse fosse o problema, ao invés de fazer a população brincar de cabra-cega pelas ruas do Crato...

Um verdadeiro Absurdo!
Esses shows eram pra ser gratúitos. Como é que o pobre um dia vai ter acesso à cultura, se nao tem nem um prato de feijão pra comer ?

Continuo dizendo o que dizia já em 2007: Estruturas como o SESC e o BNB fazem espetáculos para RICOS. A Arte e a Cultura nunca irão chegar às classes aonde são realmente necessárias. O SESC faz dessas, e o CNBNB realiza shows no oitavo andar que só quem sobe lá é quem tem negócios a tratar. É preciso DESELITIZAR a Cultura, levando espetáculos para as praças das cidades, e parando de cobrar seja lá o que for. Tudo tem que ser Grátis. Dinheiro existe às pampas para financiar tudo isso e muito mais.

Por: Dihelson Mendonça
FONTE: BLOG DO CRATO


*JANINHA BRITO DISSE:


Eu lamento muito mesmo, eu amo a Mostra SESC, acho que culturalmente é o evento mais revolucionário da história do Cariri, na minha opinião ultrapassando até o CHAMA, pois a Mostra traz além da música: Teatro, artes plásticas, dança, reisado e etc.
Acho que por esse problema de não poder colocar som alto depois das 22:00h, perdemos o espaço do Crato Tênis Clube, onde tinha uma magia só sentida nessa época, nesse evento.
Sei que pedir uma lata de leite é uma forma de "selecionar" pessoas já que o espaço do Teatro é pequeno, de qualquer forma acaba excluindo muita gente que por falta de informação ou de grana mesmo deixam de assistir shows maravilhosos, como a noite do blues, Abidoral e Salatiel,a Noite do Samba...
o Centro Cultural poderia ser espaço para esses shows, não queria que a Mostra SESC enfraquecesse, excluísse pessoas, acabasse...
É notória a boa vontade de Dani de Jade, a agenda de peças teatrais, exposições, terreiradas é vasta e muito rica,infelizmente Dihelson o que tenho ouvido e visto é uma platéia com menos jovens participando por falta de dinheiro ou por saber que não terão espaço nos teatros e perdendo assim o interesse, e se cultura não for direcionada para o público jovem perde o caráter educativo e se transforma, como você mesmo disse, em um evento elitizado, e não precisamos disso!

2 comentários:

  1. Acho super louvável a iniciativa do SESC que há 12 anos vem possibilitando o acesso a diversidade que a arte proporciona.
    Creio que tudo é uma questão de prioridade ,porque a qualidade dos espetáculos e da mostra no geral,justifica um investimento pessoal.
    Porém acredito que uma alternativa pra se dar acesso a população que realmente não tme como pagar,é a Secretaria Municipal de Cultura estabelecer parcerias e disponibilizar parte dos ingressos pra quem não pode pagar.
    Nos 2 dias que fui ao municipal os ingressos esgotaram,então é preciso apenas repensar a estratégia,mas a mostra é simplesmente um acontecimento ímpar no País.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Maria,

    Concordo contigo. Sua observação é bastante válida.
    Gostaria se possível que você copiasse esse comentário e postasse no Blog do Crato, a fim de que a Secretária Danielle Esmeraldo e o nosso Prefeito também lessem.

    O Endereço é:

    www.blogdocrato.com

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...