seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OUTUBRO DAS ARTES – O SALÃO DE OUTUBRO

Fui apresentado ao Salão de Outubro pelo amigo Bola Bantim em 1976. Naquele ano ele me fez a proposta de dar nova vida ao Salão que, segundo ele, haviam três anos não acontecia. Fruto do distanciamento dos componentes do grupo de artes “Por Exemplo”, que por necessidades profissionais e/ou pessoais tiveram que deixar o Crato. Segundo Bola, estaríamos também reativando o referido Grupo de Artes. Começamos o nosso sonho e partimos em busca de realizá-lo.
Assim, saímos à procura de novos nomes, novas caras, novas forças que, junto com os que aqui ficaram, dariam continuidade ao projeto.
Buscamos Ladislaw Chagas(musico), Vera Maia(poetisa e pesquisadora), Mucio Duarte(poeta e artesão), Stenio Diniz(xilogravurista), Rosenberg Cariri(poeta e cineasta), Geraldo Urano(poeta), Abidoral Jamacarú(musico), Emerson Monteiro(fotografo e artesão) entre outros. Nos reuníamos na Praça da Sé, sempre à noite, em meio à paz dos oitizeiros e das noites do Crato.
Nos dias seguintes ao dia 1º de outubro de 1976 saímos na cidade. Procuramos os empresários e políticos que confiavam no nosso trabalho. Tivemos valiosas parcerias. Aqui posso ressaltar a presença do Senhor Caio Teles(sulcepa), Dr. Landim e Dra. Dulcilene, Prefeito (à época) Ariovaldo Carvalho, entre outros.
O convite foi impresso na forma de cordel e impresso na gráfica do Sr. José Bernardo, em Juazeiro do Norte, chamada Lira Nordestina. A capa era uma xilogravura de Stenio Diniz.
Além dos artistas caririenses tivemos a presença de vários artistas de Fortaleza, capitaneados por Rosenberg Cariri, de Recife e Salvador.
A musicista Divanni Cabral realizava a “SEMANA SECULAR”, um evento também de artes voltado à música. Tivemos o prazer de contar com a sua parceria e a SECULAR aconteceu dentro do Salão de Outubro.
Procuramos integrar todas as linguagens: musica, pintura, xilogravura, poesia, fotografia, colagens, lançamento de livros, exposição de artesanatos regionais, violeiros, danças populares,etc.
Escolhemos a rua. Os salões não traduziam a nossa vontade de levar ARTE ao povo de uma forma direta, sem entremeios que pudessem nos distanciar do real cotidiano.
O Salão de Outubro de 1976 foi realizado no calçadão da rua José de Alencar. Um dos mais vistos, visitados, comentados e um dos mais lembrados de todos os salões.
A partir daí o grupo se tornou coeso. Tomou forma e ganhou vida. Realizamos outros salões. Ao todo foram 18 salões em vinte anos. O próprio salão tomou vida. Sempre nos primeiros dias de outubro as pessoas chegavam ao Parque Municipal ou Praça da Sé para oferecer seu trabalho na realização do SALÃO DE OUTUBRO.
Assim foi que ao longo dos vinte anos vieram outros nomes, Sergio Murilo Peixoto, Dane de Jade, Carlos Rafael, Cacá Araújo, Teto Pinheiro, Valeria Brito, Paulo Fuisca, Oswaldo(Zada), Edelson Diniz, Danilo Fidelis, Ivan Alencar, Miúda, Valmir Paiva, Renato Dantas, Pachelly Jamacarú, Abidoral Jamacarú, José Figueiredo(DECA), Zé Ari Feitosa, entre outros nomes que agora me fogem à memória(pessoas de quem me desculpo pelo esquecimento). Destaque à riquíssima presença de Normando Rodrigues, de saudosa memória.
Foram assim os nossos salões. Infelizmente chegou um tempo em que ele novamente agonizou. Sim agonizou apenas. Porque permaneceu vivo na memória das pessoas que o viram e que o viveram. Prova disso é que ele está aí de novo. Vivo.
Hoje, graças a nossa grande e querida amiga Edilma Saraiva, o SALÃO DE OUTUBRO mostra de novo a sua força. E qual Fênix ressurge belo, bonito, presente novamente na nossa história.
Aqui, em nome de todos aqueles que fizeram o SALÃO DE OUTUBRO, levo os meus agradecimentos à força e a coragem de Edilma Saraiva.
Parabéns amiga. Que Deus lhe conserve sempre com essa força para continuar a história do Salão. Ele é a nossa cara. Tem a cara do Crato. Tem a sua cara.
Valeu pelo resgate e obrigado.

WILTON DEDÊ

Um comentário:

  1. Dedê, obrigada pelo texto, você é um grande conhecedor da nossa cultura, um orgulho para o Crato, divulguei teu texto no blog oficial da cultura, http://culturacrato.blogspot.com
    Saudade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...