Compositor, músico e fundador do reisado Nação Cariri. Lifanco deve produzir em breve uma coletânea de músicas engajadas. Lifanco tem composições com artistas do Cariri como Fatinha Gomes, Luciana Dantas, Cacá Araujo e o musico paraibano Rangel Junior, além de várias outras parcerias.
Alexandre Lucas - Quem é Lifanco?
Lifanco - Uma pessoa do bem
Alexandre Lucas - Quando teve inicio seu trabalho artístico?
Lifanco - Como musico aprendiz em 74, tempos de rock´s, baladas e leves blues que falavam de paz e de amor...que tempo !!!!
Anos 80 comecei a tocar em bandas, só a partir de 98 comecei a compor e cantar minhas vivências e também imaginações, pois ninguém é de ferro, né?!
Alexandre Lucas - Quais as influências do seu trabalho?
Lifanco - Todas!! Ainda hoje tenho influências... Desde que passem pelo crivo critico da minha capacidade de sentir.
Alexandre Lucas - O que é música para você?
Lifanco - Tudo !!! A musica tem o poder tipo: moldar pensamentos e atitudes, por isso o cuidado meu e de outros artistas na qualidade do que faz !!
Exemplos ??!! Temos de sobra estão ai no ``mêi do mundo´´ o que se esta criando em termos de comportamentos tendo como meio divulgador a musica ??!! É brincadeira!!
Os que podem fazer alguma coisa preferem ficar em suas casas e mansões com os seus, ouvindo e assistindo o que acham melhor. Ao resto? Resta a pergunta : Será ?!!
Alexandre Lucas - Você tem composições em parcerias com vários artistas. Fale dessas parcerias.
Lifanco - Ressumo numa pequena frase : É o que sustenta a vida e me dar a alegria de vivê-la.
Alexandre Lucas - Você tem composições engajadas?
Lifanco - Sim, divulgadas ? Esta perto(espero).
Alexandre Lucas - O seu novo trabalho será uma coletânea dessas musicas engajadas?
Lifanco - Com certeza !! Aguardo paciente o que falta, não depende mais só de mim.
Alexandre Lucas - Como você analisa o cenário musical do Cariri?
Lifanco - Sobre apresentações musicais com os nossos artistas não sei se posso analisar, até porque saio muito pouco, se esta acontecendo alguma coisa, falta divulgação.
Alexandre Lucas - Qual a sua relação com a brincadeira do Reisado?
Iiihhh !!! A mais prazerosa e descontraída possível !! A gente vira criança! É um outro mundo !!
Fundamos o ``Reisado Nação Cariri´´ gravamos 02 cd´s que considero uma das coisas mais importantes na minha historia. Mas.... (tem sempre esse mas, né?) Por força da falta de força tivemos que parar.
Alexandre Lucas - Como você ver a participação dos músicos e interpretes do Cariri nos grandes eventos da Região?
Lifanco - Relação intima nenhuma rsrsrsrsr, temos eventos promovidos com outras intenções.
O trabalho dos nossos artistas deve ter uma boa estrutura financeira e estética pra poder ser mostrado aos que nos visitam, ficamos com um espaço quase que vergonhoso em expocratos, expoafres, berros e etc... Os artistas da região foram os pioneiros, hoje não são nem chamados, mesmo que seja pra se submeterem a uma seleção... Também pudera !! Então é isso (os artistas que falo são os que estão engajados num bem comum, que fazem um trabalho consciente, musical e poético) os que estão na midia (nada contra) não passam por esse tipo de coisa.
Valeu !! E viva a nossa guerrilha, o nosso coletivo camaradas, a Mostra Sesc de teatro, o nosso festival cariri da canção, a mostra sesc de musica, nossas terreiradas com seus mestres e mestras, nossos compositore(a)s, atore(a)s,poetas, poetisas e cantores e viva nossa cultura viva e pulsante nas veias dos pensantes e atuantes caririzeiros.
Alexandre Lucas - Quais são os seus próximos trabalhos?
Lifanco - Compor sempre que sentir ser necessário e gravar quando for possível.
Lifanco, um verdadeiro guerreiro da Nação Cariri. Nunca uma frase foi tão correta como essa denominação dada a esse grande artista. Um artista multifacetado, extremamente competente e com uma personalidade ímpar. Hoje, Lifanco trabalha com a nossa cultura popular de raiz. Mas ele, para quem não sabe, vem atravessando várias gerações e os seus movimentos culturais e artísticos através do tempo.
ResponderExcluirComo band leader dos ÁGUIAS DE BARBALHA, pude comprovar a competência de Lifanco com a guitarra, quando ele, em 1995, tocou durante aquele ano com a gente e mostrou uma coisa inesquecível: foi um dos guitarristas que tocaram com OS ÁGUIAS DE BARBALHA que realmente fez a batida original dos Beatles - e foi uma lição inesquecível para nós!
Lifanco tocando e cantando "ANYTIME AT ALL", dos Beatles; Lifanco fazendo os solos de violão de "LOVE OF MY LIFE", do Queen, na versão acústica...além de outras performances memoráveis, são inesquecíveis para a nossa banda. Essa é uma das faces artísticas pouco conhecidas desse grande músico caririense.
Pra frente, Lifanco! Você é um verdadeiro guerreiro da cultura! Você é grande!!!
ANTÔNIO LIBERIO - OS ÁGUIAS DE BARBALHA.