terça-feira, 8 de março de 2011

Documentário sobre Reisado do Sassaré começa a ser gravado


Três documentários sobre cultura popular da região do Cariri produzidos pelo projeto “No Terreiro dos Brincantes” que é uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri - URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e que tem a parceria do Coletivo Camaradas já estão disponibilizados no “You Tube” para serem assistidos na Internet ou gravados.

De acordo com o coordenador do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, o professor Alexandre Lucas essa iniciativa da Universidade contribuir para democratizar a pesquisa e a informação sobre os grupos da “cultura do povo”. Ele destaca que os documentários são importantes instrumentos pedagógicos que pode ser utilizado em sala de aula e enfatiza que qualquer pessoa pode ter acesso. Lucas incentiva ainda que esses documentários sejam copiados e reproduzidos sem prévia autorização. “Esse material pertence a memória social do nosso povo e por isso o seu acesso deve ser ilimitado”, conclui o coordenador.

A intenção é produzir 10 documentários, até o momento foram produzidos quatro: As Mulheres do Coco da Batateira, Mestra Zulene Galdino, Reisado Dedé de Luna e Mestre Cirilo. O quinto documentário será sobre o Reisado de Máscaras do Sassaré de Potengi/CE e deverá ficar pronto em abril deste ano.

Acesse, copie e reproduza gratuitamente os documentários:

Mulheres do Coco da Batateira

http://www.youtube.com/watch?v=Nsx34rHDt9E

Mestra Zulene Galdino

http://www.youtube.com/watch?v=0-rPM_vKzao

Mestre Cirilo

http://www.youtube.com/watch?v=KApNhXuq0ts


Serviço:

Informações adicionais sobre o Projeto “No Terreiro dos Brincantes”

Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/URCA – Campus Pimenta

(88)3102-1200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...