terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena

cartaz Dramaturgia.jpg

O Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena homenageia a obra de Bernard-Marie Koltès, um dos nomes mais importantes da dramaturgia contemporânea. Nascido em 1948 na cidade de Metz, em uma família de classe média, Koltès começou a escrever ainda muito jovem, mas desistiu. Anos mais tarde, com 22 anos ele participaria de uma montagem de Medéa dirigida por Jorge Lavelli, o que o colocaria novamente no mundo do teatro. Pouco depois, inspirado pela atriz Maria Casarès, voltou a escrever.
Foram dezesseis peças escritas entre 1970 e 1989, sendo que a última é composta de fragmentos incompletos. Além disso, Koltès escreveu alguns contos, textos de crítica e técnica teatral e traduziu Shakespeare para o francês. Suas obras mais representativas talvez sejam ‘Dans la solitude des champs de coton‘ ou ‘Na solidão dos campos de algodão‘, de 1985; e ‘Combat de nègre et de chiens’- ‘Briga de negro e de cão’, de 1979; e ‘Retou au desért’ (‘Retorno ao Deserto’), de 1988.

Na solidão dos campos de algodão - É um diálogo, ou melhor dois monólogos que se intercalam e dialogam entre si, entre um traficante e um cliente. O traficante, porém, não ousa anunciar seu produto, ao passo que seu cliente não ousa enunciar seu desejo.

Tabataba - Conta a história de um irmão e uma irmã, Abou e Moümounu, que vivem em um bairro popular na África, que dá nome à peça. A irmã primogênita repreende seu irmão por ficar todo seu tempo cuidando de uma moto e não fazer o que os outros meninos de sua idade normalmente fazem.

Roberto Zucco - Inspirada em fatos reais, tratando dos últimos momentos da vida do serial killer italiano Roberto Succo, que provocou grande comoção na sociedade francesa. Trata-se da última peça escrita por Bernard-Marie Koltès e é considerada sua obra-prima. A primeira montagem do texto só aconteceu após a sua morte. A peça estreou no Schaubühne (Berlin-Alemanha) em 1990.

Um comentário:

  1. Olá Janinha,tudo bem?
    Adorei seu blog, muito bom o projeto, parabéns!
    Estou te seguindo e gostaria de te convidar a conhecer meu blog e segui-lo.
    Fica com Deus e boa semana.
    Divirta-se!!! bjs
    www.meninalimaoem.blogspot.com
    @limaomenina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...