segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O outro lado da foto do estudante que “atacou” Lula na Bahia




por Conceição Lemes

Terça-feira, 27 de setembro, do meio da tarde ao início da noite. Durante todo esse período o Estadão on-line não destacou na capa nenhuma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebendo o título de doutor honoris causa do respeitadíssimo Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po. É a primeira vez que a instituição pela qual passou parte da elite francesa concede o título a um latino-americano. É sua sétima condecoração.
Diferentemente de terceira-feira passada, 20 de setembro, quando Lula recebeu o honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Estadão on-line manteve na capa, do início da tarde ao final da noite, esta foto:
Afinal de contas, o que aconteceu? Estudantes ligados ao Diretório Central dos Estudos (DCE) da UFBA resolveram “brigar” com Lula? Ele até fechou os olhos com “medo de apanhar” de um mais “exaltado?
Nada disso. “Mais uma demonstração de que a mídia corporativa está mais ligada em fazer política do que em noticiar e a escolha das fotos e manchetes ‘faz parte’”, observa o competente jornalista Fernando Brito. Assino embaixo.
Conhecedor profundo dos desejos mais sombrios da imprensa brasileira (foi por 20 anos assessor de Leonel Brizola e hoje está com Brizola Neto), denunciou a foto no excelente Tijolaço:
A capa do Estadão on-line é uma incrível expressão de um desejo mal contido de nossa grande imprensa. Olhem aí ao lado, como Lula sofre o “ataque” de um manifestante que participava do “protesto” que “tumultou” a cerimônia de entrega do título de “Doutor Honoris Causa” ao ex-presidente na Universidade Federal da Bahia.
O jornal transforma reivindicação – 10% do PIB para a Educação, algo mais do que justo que se peça numa Universidade – em protesto e o sucesso do ato em tumulto. É só ler como são descritos o “protesto” e o “tumulto” pelo próprio jornal, lá na matéria:
Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora. Depois, conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem – enquanto pegavam autógrafos do ex-presidente nos próprios cartazes nos quais estavam escritas as reivindicações.
Afinal, quem era o “agressor”? Depois de uma porção de ligações para Salvador acabei chegando a Tâmara Terso, estudante de Comunicação e coordenadora-geral do DCE da UFBA.

Tâmara Terso, a chefa da “turba”
– Tâmara, você sabe quem é o aluno que queria “bater” no Lula?
– kkkkkkkkk É o Maltez, o Fernando Maltez, do setor de comunicação do DCE.
– Vocês foram à reitoria protestar contra o Lula?
– Nãããããããããããããããããããããããããããããããão! O que aconteceu foi o seguinte. Nós estávamos fazendo uma manifestação na UFBA, pedindo mais dinheiro para a saúde, para a educação… Aí ficamos sabendo que Lula estava na reitoria, recebendo o honoris causa. Fomos pra lá. Além de conhecer o Lula pessoalmente, queríamos que ele posasse com o nosso cartaz, pedindo 10% do PIB para Educação.
– E a foto com Fernando “partindo pra cima” do Lula?
– Na hora, o Maltez correu, agarrou a mão de Lula. Todos nós caímos na risada.
Fernando Maltez, o “agressor”: “Lula, não tenho, papel, caneta, então me dá um abraço?!”


Fernando Maltez tem 24 anos, é torcedor do Bahia (como Tâmara) e está no último semestre do curso de Direito.
– Fernando, conta a verdade, você queria “descer o braço” no Lula?
– De jeito nenhum. Sou o maior fã. Admiro a história de vida de Lula, tenho consciência do bem que ele fez para o Brasil. É um exemplo para nós brasileiros, é um exemplo para o mundo.
– E o que aconteceu?
– Na hora, todo mundo queria autógrafo de Lula. Teve aluno que pediu pra Lula autografar até no cartaz que carregava.
– Ele autografou?
– Claro. Só que eu não tinha caneta, papel, nada na mão. Aí, disse: “Lula, não tenho, papel, caneta, então me dá um abraço?!”
– Ele deu?
– Claro! Foi o dia mais emocionante da minha vida.
– E a foto do Estadão?
– Já ri muito. Estou famoso (rsr). Agora, pense bem, companheira: “Eu sou da Juventude do PT, você acha que eu iria bater em Lula? Nunca! Pode perguntar pro próprio Lula, se não foi isso o que aconteceu.
Em tempo. Finalmente, há pouco, o Estadão on-line colocou na capa a foto de Lula com o honoris causa do Sciences-po. Só diferentemente da semana passada, quando a foto do “ataque” na Bahia foi inserida no texto, ficando numa posição fixa, a dessa terça estava no slide show com mais cinco imagens, que se alternavam na tela.

OBS-Depois da cerimonia Lula foi recebido pelos estudantes para uma entrevista/debate sendo aplaudido de pé pela plenária

LUIS CARLOS AZENHA(www.viomundo.com.br)

4 comentários:

  1. ME ESPANTA O MUNDO ACADÊMICO.
    ME ESPANTA O LULA.
    ME ESPANTAM AS COISAS ATUAIS E TIDAS COMO NORMAIS.
    SOU UM IGNORANTE. NÃO CONHEÇO A OBRA INTELECTUAL DESSE GÊNIO BRASILEIRO.
    QUERO ME INICIAR. SHAKESPEARE DEVE ESTAR SE CONTORCENDO NO PANTEÃO DOS IMORTAIS. APARECEU UM QUE É MELHOR QUE ELE.
    QUAIS LIVROS DEVO LER ESCRITOS POR ESSE GIGANTE DAS LETRAS UNIVERSAIS?

    ResponderExcluir
  2. QUERO REENVINDICAR O MEU PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA. É UM ABSURDO NÃO TER GANHO. UMA COISA GARANTO, MINHA CONTRIBUIÇÃO NESSA ÁREA DE CONHECIMENTO É IGUAL A DE LULA, EM LETRAS.
    E A IMPRENSA?
    VERGONHA!
    NÃO DEU A DEVIDA IMPORTÂNCIA AO GRANDE EVENTO. UM EVENTO TÃO IMPORTANTE E VERDADEIRO QUANTO O PODE SER UM CIRCO.
    VAMOS AO CIRCO VER O PALHAÇO. NO BRASIL PETISTA, SOMOS ELE.
    NUNCA HOUVE NA HISTÓRIA DESTE PAÍS UM ANALFABETO TÃO LETRADO.
    DIR-SE-IA QUE UM PARADOXO É UM PARADOXO E PRONTO. NO PT ISSO NÃO FUNCIONA. ELES SÃO A VERDADE, SEMPRE. QUANDO NA OPOSIÇÃO ERAM UM, E ESTAVAM CERTOS. NO PODER SÃO MUITO PIOR QUE OS QUE CRITICAVAM, E CERTOS ESTÃO AINDA.

    ResponderExcluir
  3. LULA COMEÇOU SUA TRAJETÓRIA COM UMA CARACTERISTICA QUE MARCOU TODA A SUA HISTORIA POLITICA:"HUMILDADE". ESSA É UMA BOA IDÉIA PRA QUALQUER COMEÇO. O MUNDO JÁ RECONHECEU O SEU VALOR. FALTAM POUCOS RECONHECEREM.

    ResponderExcluir
  4. A EXALTAÇÃO QUE FAZ DE SI MESMO NÃO ME PARECE HUMILDADE. A FRASE MAIS CITADA DELE É "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"; DIA DESSES DISSE QUE LEVOUO NAIS CHIBATADAS QUE CRISTO. SE FOSSE HUMILDE RECONHECERIA QUE SEM FHC TER PASSADO PELO PLANALTO ANTES DELE, ESTABILIZADO A ECONOMIA, CRIADO A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, E OS PROGRAMAS SOCIAIS QUE ELE VEIO A EXPANDIR DEPOIS, ELE NUNCA TERIA CONSEGUIDO O QUE CONSEGUIU. TODA A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO FOI FEITA POR FHC. O RESTO É CONVERSA MOLE.
    FATOS: FHC CONTROLOU UMA INFLAÇÃO DE QUATRO DÉCADAS COM MEDIDAS QUE FORAM DURAMENTE CRITICADAS PELO PT. CRIOU A LEI DE RESPONSABILIDADDE FISCAL QUE É UM MARCO DA MODERNIZAÇÃO DA ADMINTRAÇÃO PÚBLICA, FORTALECEU AS INSTITUIÇÕES COMO LULA TENTA ENFRAQUECÉ-LAS, E TIROU O BRASIL DA LAMA.
    AGORA DEIXO DE NOVO A PERGUNTA QUE NINGUEM NUNCA RESPONDE EM BLOG ALGUM:

    PORQUE A POLÍTICA ECONOMICA DE C, QUE SEGUNDO OS PETISTAS É UMA DROGA NEOLIBERAL, NÃO FOI MODIFICADA EM UMA LINHA NO GOVERNO LULA?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...