seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ronaldo Prefeito e minhas considerações!

Foto: Blog do Crato!
É Ronaldo Prefeito! Venceu a maioria! O blog CULTURA NO CARIRI parabeniza o candidato, torcendo por  um mandato que  valorize a cultura, eu, Janinha Brito, não tive oportunidade de escutar nenhuma proposta, estava ansiosa para vê-lo na reunião dos artistas, onde seria assinada uma carta compromisso, mesmo assim esteve lá o seu vice: Raimundo Filho, tentei também escutá-lo nos debates, mas ele esteve ausente à todos, e percebendo a preferência dos eleitores e grande aceitação da população à sua candidatura, temi como artista, por não saber quem estaria à frente da prefeitura  nos próximos anos, quais seriam suas propostas em relação à música, teatro, artes em geral...
Tivemos um governo na pessoa de Samuel Araripe que impulsionou a tão falida cultura, realizando o Festival Cariri da Canção, vários eventos  na área social, apoiando os grupos e mestres de reisado, Abriu pra Juventude, Doce Natal, etc, tudo ainda mesmo precário, pois é sim  difícil tentar ressuscitar a múmia que se transformou nossa arte, nossos valores e identidade culturais.
Crato já foi considerado Cidade da Cultura, lamentável ver no que se transformou, sabendo da capacidade artística, histórica e das suas riquezas naturais.
Temos à nossa disposição uma chapada pronta pra ser explorada no turismo ecológico, o sítio FUNDÃO que passa por um complicado processo de revitalização e tombamento, o Centro Cultural do Araripe, tão pouco aproveitado, onde poderia ter mostras permanente de arte e história, onde um restaurante de um cidadão tão hostil lucra através do patrimônio público sem nada nos dar em troca, transformar aquele espaço, sendo clara, transformar o PAU D'ARCO em um café literário, onde a prefeitura doasse os livros, e alguém com o mínimo de visão social, artística administrasse, pois se o espaço é PÚBLICO, não é justo que só um cidadão determine a hora que o movimento cessa, e nada dê de retorno à população. Aquele espaço é o mais lindo do Crato, mas é ridículo entregar para alguém administrar sem dar o mínimo de segurança, de estrutura, como pode um espaço daquele ser tão violento? Como podem achar que alguém que sabe o que é cultura e dedica sua vida á isso tenha dinheiro para sozinho bancar uma história daquela, sem a contra partida do poder público? Por isso que está entregue à alguém que faz acontecer da forma mais tosca, transformando nosso cantinho aconchegante, no lugar mais antipático, careiro e cheio de discriminação sexual, social e cultural...
Temos coletivos de artistas cheios de projetos e talento sem oportunidade e sem investimento, a escola Maestro Azul carente de atenção, de compromisso e profissionalismo, nossa biblioteca PÚBLICA, ainda desestruturada, nosso MUSEU ainda abandonado, um TEATRO quase sem função em pleno calçadão central "absurdo", precisando urgentemente de movimentação, artistas não faltam, nem projetos!
Falando em calçadão central, por que não shows para terceira idade no espaço,  como apresentações de chorinho, serestas, sambas ás sextas feiras? Por que não um circuito cultural e de revitalização do Centro da Cidade?
Nossa Banda Municipal  causa orgulho quando se apresenta, regida por um grande maestro: o Bonifácio, e por que não um dia na semana, ou no mês para apresentação de parte de seu lindo repertório no coreto da praça Siqueira Campos? Dando sequência assim à uma mostra permanente de música instrumental com os variados grupos e músicos da terra?
Resgate do Salão de Outubro, Oficinas de música, artesanato, e fabricação de instrumentos, estudo da cultura popular e suas raízes nas escolas, assim como apresentação dos grupos e visitação dos alunos aos terreiros dos mestres, a prática do reisado como forma de absorção e compreensão maior da nossa história,  Mostra Municipal de Teatro, cursos "sérios" de teatro para criança, Mostra Literária, apoio aos poetas e escritores Cratenses, patrocínio para lançamento e confecção dos livros, investimentos em intercâmbios culturais, Transformar o Festival da Canção em Mostra Cultural, onde estaria agregada todas as vertentes da arte, mostra de cordéis, exposição de quadros, performance poética, intervenções, circo, dança, história, oficinas, reisado, artesanato e música!
Apoio à projetos e ONG's, facilitando o empréstimo de equipamentos de som, palco, estrutura.
Mostra de música nos bairros, movimentação do anfiteatro, música aos fins de tarde, uma vez na semana, na RFFSA.
Resgate do carnaval  de rua, com marchinhas, baile de fantasias, premiação das mais originais, diminuindo assim a violência e resgatando os antigos e saudosos carnavais da cidade.
Semana de apoio ao movimento LGBT, digno, com palestras, vídeos, desfiles de fantasias com júri, premiação, e CONSCIENTIZAÇÃO REAL DO QUE REPRESENTA O MOVIMENTO!
Entre tantos outros projetos viáveis, simples, para movimentar o cenário cultural tão sofrido.
Sonho? Pode ser, mas falo e me manifesto como cidadã e artista, apaixonada pela nossa cultura e história, qualquer governante de visão sabe que investir nessa pasta é trazer respaldo, turismo, comércio, e identidade cultural aos cidadãos.
Apesar de não ter acreditado no Ronaldo da Cerâmica, ao qual conheço apenas por nome, tenho apostado com o mínimo de compromisso da  sua gestão nessa área, nosso blog divulgará todos os feitos e criticará todas as negligências, como tem feito nesse curto período de existência com a gestão atual. Esse, apesar de ser um espaço destinado à cultura, divulgação de trabalhos artísticos e eventos, felizmente é muito acessado, ao lado de parceiros e apostadores da cultura,  batalharemos pelo que temos direito, pois "se o Crato é de todos nós", esperamos, como artistas que somos, que tenhamos nosso espaço, nossa voz!
Janinha Brito
Cantora, Ativista Cultural, Blogueira!

2 comentários:

  1. Oi Janinha , sou do Crato e moro no Recife desde de 1991.Mas vi na internete que Ronaldo é o novo Prefeito do Crato.Quais propostas desse candidato para nossa cidade?
    Eu não confio nele por ter lido que o candidato é primo de José Adega ex-Prefeito que destruiu nossa cidade e que deixou uma dívida altíssima na Prefeitura do município.Temo que isso volte a acontecer.Boa Sorte Crato,tomara que minha intuição esteja errada.Neiry!

    ResponderExcluir
  2. É, de qualquer forma faremos uma aposta positiva, se a a maioria decidiu espero que ele faça um bom governo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...