seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa!


Parceria entre Cultura e Meio Ambiente fortalece a ‘Festa Santa da Cruz da Baixa Rasa’

Já estão sendo ultimados os preparativos para a tradicional Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa, próximo dia 25, no Distrito Belmonte, em Crato. O evento reúne diversas manifestações da cultura do Crato. Com o intuito de fortalecer a tradição, a Secretária de Cultura, Dane de Jade, e o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, estiveram reunidos recentemente. A reunião contou com a presença do Chefe da Floresta Nacional do Araripe (Flona – Araripe), William Brito.

A parceria entre as secretarias e a Flona, além de ser pioneira, é crucial para que a festa se realize sem prejuízo à floresta. Segundo William Brito, a maior dificuldade é tornar clara a importância da conservação da floresta para os frequentadores da Festa. “O que nós queremos é que seja uma festa sustentável, que ao final a floresta esteja no mesmo estado de conservação e não cheia de lixo e degradada. Estamos tomando toda essa cautela para que a floresta fique intacta”, afirma.

E foi pensando na sustentabilidade das práticas que a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada. Para o Secretário Stephenson Ramalho, o trabalho em rede entre as secretarias é uma das bases de sustentação para a atual gestão. Ele destaca a importância da interação social e cultural, no intuito de promover uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Uma comissão com representantes do Distrito do Belmonte foi montada para discutir a organização da festa. Aline da Silva, bisneta dos fundadores da Festa da Baixa Rasa, integra a comissão. Ele destaca a parceria da Prefeitura como algo incentivador, destacando que, este ano, o objetivo é promover uma festa mais organizada e com segurança.

Para Dane de Jade, a Festa da Baixa Rasa faz parte do calendário da tradição popular, como manifestação enriquecedora e singular. Ela destaca a união entre as secretarias como fundamental, no sentido perceber as demandas que emanam da comunidade. A Festa da Cruz da Cruz da Baixa Rasa iniciou devido a uma promessa feita a um vaqueiro encontrado morto na floresta. A graça alcançada deu início de uma das mais antigas romarias da região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...