seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Atenção Artistas, Editais abertos!

Natura, Correios e Sesc com editais abertos para apoio à música, teatro, artes visuais, literatura e seminários culturais
Outro edital nacional com inscrições abertas seleciona projetos para compor a programação do Espaço Cultural dos Correios. A empresa possui sete sedes, distribuídas por Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Brasília. Até o dia primeiro de agosto, é possível enviar propostas de atividades para qualquer uma das unidades ou mesmo mais de uma.

Todos os anos, a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas movimenta as cidades da região: público cativo sedento por programação de qualidade

De acordo com a gestora do Espaço Cultural de Fortaleza, Magda Cruciol, é preciso estar atento apenas as especificações de programação comportada por cada uma delas. "A gente tem espaços diferentes em cada cidade. O Rio de Janeiro tem um centro cultural que comporta teatro, dança, audiovisual. Já o espaço de Fortaleza é menor e abriga exposições de artes visuais e as chamadas humanidades", ilustra.

No conjunto das sedes, os Correios aceitam propostas nas áreas de artes cênicas (dança e teatro), artes visuais (englobando pintura, artesanato, desenho, escultura, fotografia, gravura e filatelia), audiovisual, música e humanidades. Esta última, agrega atividades como saraus de poesia, encontros literários e outras atividades que envolvam leitura, além de debates, seminários e oficinas de formação sobre temas diversos, incluindo nas demais artes. "Eu chamaria atenção para a categoria humanidades. Tivemos poucos projetos inscritos no ano passado, mas está aberta a atividades de formação em qualquer linguagem", reforça Magda.

O resultado da seleção será divulgado em dezembro deste ano. As atividades ocuparão as salas culturais dos correios de março de 2014 a fevereiro de 2015. No total, serão disponibilizados R$15,5 milhões, sendo o orçamento da unidade de Fortaleza estimado em R$500 mil.

Acessibilidade
Assim como os projetos do Natura Musical, não é pré-requisito para a inscrição no Espaço Cultural dos Correios que o projeto esteja aprovado em Leis de Incentivo. Apenas após uma primeira fase de seleção, os projetos pré-aprovados serão indicados para a submissão por parte de seus proponentes ao MinC. "Esses projetos são comunicados e só então devem se inscrever na Lei Rouanet", diz.

Magda alerta aos interessados que, ao orçarem seus projetos, incluam nos custos gastos com ações de acessibilidade. Ela explica que este é um dos focos das atividades desenvolvidas nos centros culturais da empresa e é também uma exigência do MinC. "Não temos visto isso descrito nos projetos. Quando são aprovados, a gente tenta adequar para que englobem ações nesse sentido e muitos produtores questionam que o custo não estava previsto. Então, quando pensarem em uma exposição, por exemplo, pensem como incluir pessoas com deficiências e coloquem os custos na planilha. O MinC também tem essa exigência, isso também um diferencial para o projeto".

Artistas interessados em participar da Mostra Sesc Cariri de Culturas deste ano têm até o dia 24 de julho para enviar propostas. A mostra será realizada de 8 a 13 de novembro na região do Cariri e inclui atividades de artes cênicas (teatro, circo e dança), música, culturas populares, audiovisual, artes visuais, literatura e artes integradas.

Cariri
A inscrição pode ser feita pela internet através do site da mostra (www.mostracariri.com.br), onde estão disponíveis também a ficha de inscrição e detalhes sobre as propostas a serem enviadas. De caráter não competitivo, a Mostra Sesc Cariri chega a sua 15ª edição, levando ao interior do Estado apresentações de artistas de todo o País, incluindo alguns dos selecionados no Palco Giratório, que retornam ao Estado para encerrar o ciclo de apresentações do ano.

Os espetáculos selecionados por meio do edital devem ser pensados para ocupar espaços como salas de teatro, auditórios e mesmo espaços alternativos, como praças, ruas. Cada proponente deve detalhar na ficha de inscrição suas necessidades técnicas.

Além do preenchimento da ficha de inscrição, o Sesc pede aos que enviem em anexo, também via internet, release, fotos do espetáculo, mapas de palco e de luz, rider técnico, portfólio, currículo e plano de montagem.

Mais informações:Espaço Cultural dos Correios recebe até 1º de agosto propostas de ocupação. O edital está disponível no site www.correios.com.br. Contato: (85) 3255-7262. Mostra Sesc Cariri abriu inscrição de propostas em diferentes linguagens até dia 24 de julho. Contato:www.mostracariri.com.br


FIQUE POR DENTRO
Acompanhe editais abertos pelo facebook
Editais com inscrições abertas para as mais diversas linguagens artísticas, concursos, prêmios e inscrições para festivais, tudo pode ser acompanhado via facebook. Entre as páginas indicadas para quem quer se informar estão a "Central de Editais etc e tal", que traz pelo menos cinco atualizações diárias sobre os diversos temas. A página reúne publicações nacionais e locais de todos os Estados. Lá, estão disponíveis de informações sobre a Mostra Sesc Cariri e inscrições para mostra de curtas em Goiânia, a cursos gratuitos para formação de profissionais da cultura, passando por dicas de sites para troca de experiência em produção cultural. Neste mesmo viés, existe ainda o grupo de discussão "EDITAIS na área da cultura de todo o Brasil".

Outra boa dica é a página "Editais Brasil". Embora não tenha foco nos editais de cultura - com muitas publicações voltadas para concursos públicos - é possível ter notícias de concursos, por exemplo, para o Ministério da Cultura.

Específico para os músicos, o facebook tem ainda uma versão do site Festivais do Brasil (www.festivaisdobrasil.com.br), ferramenta bem completa e atualizada diariamente.


FÁBIO MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...