seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 18 de agosto de 2015

CRATO SEM SEU TRADICIONAL FESTIVAL FOLCLÓRICO?

Mestre Eloi e Brincantes do Reisado do Mestre Aldenir (Foto de arquivo / Autor não identificado) 

Surgido do esforço de Pedro Teles e José de Figueiredo Filho há cerca de 40 anos, continuado por Eloi Teles de Morais, e atualmente sob o comando da Fundação do Folclore Mestre Eloi, o Festival Folclórico do Cariri, sempre realizado no período de 15 a 22 de agosto, é um dos festivais mais antigos do país, quanto ao gênero, sempre reunindo o que de mais representativo há no Crato e na região em termos de folguedos e outras manifestações tradicionais populares.

O Cariri é celeiro de matrizes formadoras da identidade nordestina e nacional. Aqui habita o imaginário popular, a alma universal do povo brasileiro, viva, pulsante, indômita, fruto da fusão de vários mundos. Não é justo nem racional que a Prefeitura e a Secretaria de Cultura do Crato continuem negligenciando a vertente mais importante de nossa ancestralidade.

É necessário que o Município compreenda o fortalecimento da cultura popular como fator de identidade e desenvolvimento local, especialmente no sentido de favorecer a qualidade de vida de mestres, brincantes e artistas populares a partir de suas comunidades e da valorização da memória e da tradição como temperos da autoestima, do redescobrimento de nossas origens e da gênese da contemporaneidade.

Urge que se faça, portanto, um vigoroso investimento no turismo cultural, promovendo distritos, vilas e bairros como destinos turísticos, seja o receptivo para o país e o mundo, seja o de mobilização interna, dotando-lhes de infraestrutura adequada e gerando oportunidades de ocupação, renda e estímulo à transmissão do saber popular aos mais jovens.

Apelamos, por fim, ao bom senso de quem ainda o tenha na atual gestão, para que o Festival Folclórico do Cariri, evento estruturante de profunda significação no desenvolvimento da cultura em nosso Crato, não seja sepultado no túmulo do descaso.

Crato-CE, 17 de agosto de 2015.

Cacá Araújo 
Professor, Dramaturgo e Folclorista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...