seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quinta-feira, 11 de março de 2010

A paisagem e a cultura do Cariri




A região do Cariri, no sul do Ceará, habitat de significativo aglomerado de manifestações culturais de relevância histórica, assume hoje um papel importantíssimo na cultura cearense e do nordeste brasileiro. A resistência da cultura de raiz do seu povo, o turismo religioso (associado à figura do Padre Cícero, que é filho do Crato e pai do Juazeiro do Norte), as suas belezas naturais e o valor paleontológico da região para a história do planeta, dão a essa terra um aspecto especial de importância nacional.
A miscigenação racial e cultural presente na sociedade caririense é bem homogênea e contribui com a harmonia de uma vida em conjunto, tanto entre os nativos ou adotados pela região como entre aqueles que chegam e brevemente seguem adiante. Esses benefícios fazem com que essa região seja uma das mais bem visitadas do Estado do Ceará e do nordeste brasileiro, o que por sua vez proporciona um certo sentimento de orgulho aos caririenses, que costumam afirmar:  “Quem passa por lá uma vez, sempre volta”.
O documentário fotográfico O Cariri é uma fomentação de buscas, de aproximações, diálogos e entendimentos dos aspectos culturais, antropológicos e socioambientais da região do Cariri, perpetuando-os em seu foco. As dezenas de grupos e manifestações culturais espalhadas pelas cidades do Cariri, aqui representadas pela Banda Cabaçal dos Irmãos Anicete, pelo grupo de reisado Mazé de Luna, pelo maneiro-pau e coco-de-roda das Mulheres da Batateira, pelo grupo dos Penitentes de Barbalha ou pela religiosidade popular no Juazeiro do Norte, como também pelos máscaras do mes-tre Cirilo (que se manifestam no dia da malhação do Judas), constituem os elementos que caracterizam a força daquela região e contemplam-se como componente básico de uma comunidade que acredita num sonho real, fazendo-o acontecer de uma forma tão majestosa, que até quando deixa de ser informação ou cultura, transforma-se em poesia.
Abaixo, veja as fotos de Dada Petrole ou confira outros dos seus trabalhos no site: www.petrole.de
Clique nas imagens para ampliar
         


  fonte:http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2781%3Adada-petrole&Itemid=108

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...