seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Legalizando o desmatamento‏: Jayro Starkey


NE - Salvem nossas Florestas !

Caros amigos,

É chocante, mas o congresso brasileiro poderá abrir oficialmente uma "temporada de desmatamento", nas 5 regiões do Brasil, significando um retrocesso de décadas em proteção ambiental! Mais de 70 deputados da bancada ruralista, representando os intersses do agronegócio, estão tentando enfraquecer o Código Florestal brasileiro. Se eles conseguirem, milhões de hectares deixarão de ser protegidos por lei!

O Congresso está dividido - há uma forte oposição dos parlamentares ambientalistas mas os dois maiores partidos, o PT e o PMDB, ainda não assumiram uma posição. Porém, a não ser que haja uma grande pressão popular, é provável que eles se alinhem com os ruralistas para ganhar apoio político nas eleições de outubro. Chegou a hora de mostrar o que o Brasil quer! Vamos enviar milhares de mensagens direto para os emails dos líderes partidários, eles estão negociando o posicionamento dos seus pertidos agora mesmo! Clique abaixo e envie a sua:

http://www.avaaz.org/po/mensagem_codigo_florestal/?vl

As propostas mais perigosas são: a anistia irrestrita ao desmatamento ilegal ocorrido até 2008, a eleminação da Reserva Legal para propriedades de até 4 módulos rurais inclusive na Amazônia e a transferência da regulamentaçõa para o nível estatal, flexibilizando a lei. As propostas são uma grave ameaça à preservação ambiental, reduzindo dramaticamente as áreas atualmente protegidas.

Grupos ambientais estão fazendo tudo o que podem para impedirem os ruralista, mas eles precisam de nossa ajuda. Mais de 90.000 brasileiros assinaram a petição para salvar o Código Florestal em menos de duas semanas. Mas agora nós precisamos aumentar a pressão e enviar milhares de mensagens ao líderes partidários. Os líderes estão negociando o posicionamento dos partidos agora mesmo - envie uma mensagem para eles, deixando claro que não queremos alterações no Código Florestal!

http://www.avaaz.org/po/mensagem_codigo_florestal/?vl

Nós precisamos acabar com o mito de que a preservação ambiental é uma ameaça ao desenvolvimento. Um estudo recente mostra que o Brasil possui mais de 100 milhões de hectares disponíveis para agricultura, ou seja, há terra suficiente para produzir. O Brasil tem o privilégio de ser um país rico em recursos naturais e temos a rara oportunidade de crescer de forma sustentável. É nossa responsabilidade desenvolver e preservar ao mesmo tempo. Envie uma mensagem agora, não deixe que eles acabem com o Código Florestal!

Com esperança,

Graziela, Alice, Ricken, Ben, Iain, Milena, Mia e toda a equipe Avaaz

Leia mais sobre o assunto:

País tem 100 milhões de hectares sem proteção - Estadão:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100505/not_imp547054,0.php

Apagão Ambiental: seria cômico, não fosse trágico - IPAM:
http://www.ipam.org.br/blogs/Apagao-Ambiental-seria-comico-nao-fosse-tragico/67

Marina: mudança no Código Florestal é retrocesso:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06/10/marina-mudanca-no-codigo-florestal-retrocesso-298695.asp

Ambientalistas criticam o texto apresentado pelo relator sobre o novo Código Florestal Brasileiro:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/09/politica,i=196793/AMBIENTALISTAS+CRITICAM+O+TEXTO+APRESENTADO+PELO+RELATOR+SOBRE+O+NOVO+CODIGO+FLORESTAL+BRASILEIRO.shtml

Texto enviado por E-mail por Jayro Starkey vindo de Graziela Tanaka - Avaaz.org

Um comentário:

  1. O desmatamento das riquezas florestais é um abuso que perdura desde muitos anos. Não se sabe até quando a floresta brasileira deixará de ser assassinada por violentos e ambiciosos madeireiros.
    Quem tem força para proibir com severidade os desmatamentos florestais, são os congressistas, que lá foram colocados pelo o povo. Mas, em vez de criarem leis que evitem a ambição de muitos, temtam aprovarem para que assegurem legalmente o desrespeito à flora.
    O congresso brasileiro deve criar uma lei que: as prefeituras, os Estados e até mesmo o governo federal, ao construírem casas populares, em vez de usarem o teto de madeira, cubram-nas com lajes, isto é, trilhos e nervuras, pois todos os componentes de uma laje não têm vidas. Fazendo assim, haverá uma diminuição de árvores mortas. E com o passar dos anos, é claro que seria em longo prazo, a nação iria copiar o modelo, e, cobririam as suas residências também com placas.
    Mas para que seja criada uma lei que proteja a floresta, é muito difícil, porque deixará os grandes empresários mais pobres, quando muitos são lá do congresso nacional brasileiro, e eles não irão colocar uma corda em seu próprio pescoço, que para eles, seria um suicídio.
    Não conheço os Estados do nordeste, apenas certo tempo indo à Brasília, e que muito me recordo, alguns Estados que eu passei por dentro, as vegetações já eram escassas. Imagine bem nos dias de hoje.
    O Rio Grande do Norte, infelizmente não tem mais árvores nem para se passar uma chuva sob ela, existindo apenas restritas relvas. Que ciosa hein!
    Mas o Brasil, um dia irá ser cobrado por muitos países, quando eles sabem que quem fabrica o ar, são as árvores. E se o pulmão do mundo, que é a floresta da Amazônia deixar de funcionar, morreremos em fração de segundo.
    Que Deus tenha piedade de nós!

    José Mendes Pereira – Mossoró-Rn.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...