seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aparecida Silvino esteve em Crato acompanhada por dois grandes músicos da no ssa região: Ibertson Nobre e Lifanco!

Parabéns, o Cariri é lindo!

Show lindo!

Aparecida Silvino , Ibertson Nobre e Lifanco

Apa Silvino admirando o talento de Ibertson
Intérprete, compositora e regente, Aparecida Silvino tem sido presença constante no cenário musical de Fortaleza há vários anos. Ela começou sua carreira artística até mesmo antes de saber ler, quando aos 5 anos de idade tomou aulas de canto. Depois de receber aulas de Hans Joachin Koellreutter, ela foi aos Estados Unidos, onde aperfeiçoou mais ainda sua voz. Ao retornar a Fortaleza, ela decidiu seguir a carreira musical. Lá ela se envolveu com diversos grupos musicais e corais locais ao mesmo tempo em que fazia a carreira solo. Seu primeiro álbum saiu em 1992, mas foi apenas em 2001 que ela lançou seu primeiro CD, Presente. Trata-se de um trabalho com carinho desde o cuidadoso repertório e arranjos e ainda incluindo diversos membros de sua família em participações especiais neste bom lançamento.




Presente traz músicas de Chico Buarque, Ronaldo Bastos, Lô Borges, Fagner, Dominguinhos, Milton Nascimento, Fausto Nilo, Davi Duarte e outros talentos. Aparecida foi a responsável pelo conceito geral deste trabalho e deu a direção musical ao arranjador e guitarrista Mimi Rocha. Além dele, o resto do grupo que apóia os requintados vocais de Aparecida incluem membros da Marimbanda (Luizinho Duarte e Heriberto Porto) e ainda o extraordinário violão de Manassés e a mágica do acordeon de Valdonis. Como esperado, com este time de craques e o meticuloso talento de Aparecida, o trabalho só poderia ser de grande qualidade. A oportunidade que tive de vê-la em show ao vivo quando do lançamento deste disco foi uma experiência maravilhosa. A presença dela no palco é encantadora.



A faixa que abre o disco, "Papo Novo", foi escrita por Aparecida e seu irmão. Trata-se de um blues onde a guitarra do arranjador Mimi Rocha se destaca. A canção sutilmente fala da busca de coisas novas, de novos valores e novas criações. Com base nisso, Aparecida canta o que quer e se mostra competente em qualquer estilo. Sua voz cristalina e afinadíssima é sempre precisa. A faixa que dá nome ao CD foi escrita por Davi Duarte. Trata-se de um reggae onde o amor e a sensualidade estão presentes em grande força. A canção é contagiante. Outras interpretações marcantes aparecem com "Desenlace", "Modinha" e "Contrato de Separação". Estas três baladas dão a Aparecida a oportunidade de ir bem ao fundo da sua alma e apresentar os melhores momentos deste trabalho. Especialmente em "Contrato de Separação", onde Aparecida tem simplesmente o acordeon melancólico de Valdonis ao fundo, a combinação da voz e instrumento é celestial. Esta interpretação é comovente e fará qualquer ouvinte sentir emoções vibrantes. A letra fala da saudade e dor que um coração sente ao fim de um relacionamento, onde a separação é a única saída.



Aparecida mostra competência na escolha do repertório e domínio absoluta nas suas interpretações. Ela é uma artista para ser descoberta por todos. Para ler mais sobre ela, visite seu blog. Também se quiser, pode baixar todo o CD pela internet, incluindo capa e letras. Basta visitar este site. Você merece este Presente que Aparecida criou.





Egídio Leitão

Agosto 2004

Faixas:





Papo Novo (Francisco Silvino - Aparecida Silvino)

Sonho Real (Ronaldo Bastos - Lô Borges) - c/ Quinteto Belas Artes

É Tão Bom ( Luís Caldas) - c/ Clarissa Silvino

Presente (Davi Duarte) - c/ Davi Duarte

Esse Tempo (Jabuti - Amaro Pena)

Desenlace (Francisco Silvino)

Modinha (Sérgio Bittencourt)

Incomensurável (Abdoral Jamacaru)

A Voz do Dono e o Dono da Voz (Chico Buarque) - c/ Marcus Brito, Melquíades, Luís Miguel & Eric von Shasten)

Tudo o Que Eu Queria (Davi Duarte)

Tudo Está Contigo (Raimundo Fagner - Fausto Nilo)

Contrato de Separação (Dominguinhos - Anastácia) - c/ Valdonis

Fortaleza (Francisco Silvino)

Amor Amigo (Milton Nascimento - Fernando Brant) - c/ Isaíra Silvino

fonte:http://musicabrasileira.org/resenhasentrevistas/aspresente.html

2 comentários:

  1. Agradeço mais uma vez a generosidade desse blog. Fico encantada com a sensibilidade e recebo com alegria. Muito obrigada, espero retornar logo mais ao Crato. pra receber essa energia linda toda de novo!
    apá
    PS: Marco Lessa me mandou ainda agora o endereço com esta resenha do show, que eu ainda nem tinha visto!

    ResponderExcluir
  2. Olha Apá...fiquei devendo e muito nessa postagem porque não consegui lembrar o nome do Marco Lessa, fiquei tão boba com a voz dele, queria e ainda vou postar sobre ele, um menino de 19 anos,com aquele timbre, doçura na voz, talento nas composições, o palco naquele dia estava iluminado, sou sua fã tem um tempo já, assim como sou fã da Izaíra, vcs brilham e enriquecem a música brasileira!
    Muito envaidecida por sua visita e comentário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...