seja um seguidor da CULTURA CARIRI

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

20 de Novembro, dia da consciência negra!

O Rio de Janeiro foi o primeiro município a decretar feriado no Dia da Consciência Negra, no ano de 1999. Transformou-se em feriado estadual três anos depois. Logo outros municípios também passaram a decretar feriado no dia 20 de Novembro. São Paulo o fez em 2004, por exemplo. ATUALIZAÇÃO: Esse dia pode se transformar em breve no 9º feriado nacional brasileiro. Confira a notícia no site do Senado.
Veja a lista oficial de cidades que aderiram ao feriado (em 2008), no site da Presidência da República. São mais de 300 cidades, incluindo 5 capitais.
O dia será marcado por diversos eventos pelo país inteiro, incluindo marchas, caminhadas e atividades culturais.
Esta data foi instituída para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado justamente no dia 20 de novembro de 1695. Nascido livre em Palmares, Zumbi foi um dos maiores líderes da resistência negra.
O quilombo de Palmares era o núcleo mais conhecido da resistência negra à escravidão. Localizado na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, chegou a reunir uma população de aproximadamente 30 mil pessoas. Além dos negros que escapavam da escravidão, a comunidade abrigava índios e brancos pobres.
O quilombo abrigava diversas aldeias com nomes africanos, indígenas e portugueses. Chamado de República de Palmares, (ou Reino) tinha até uma capital: Macacos.
Ao longo do século XVII, o Quilombo dos Palmares resistiu a incursões militares de portugueses e até de holandeses. Por 100 anos, resistiram às invasões e tentativas de destruição até que em 1694 finalmente foi destruído pelos portugueses. Zumbi ainda fugiu, mesmo ferido. Continuou atacando os portugueses por mais de um ano, até ser traído por um companheiro e morto pelas tropas colonizadoras.
Fonte: Yahoo, G1, Estadão,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...