seja um seguidor da CULTURA CARIRI

domingo, 7 de novembro de 2010

Décima segunda Mostra SESC CARIRI DAS ARTES!

Um diversificado palco das mais variadas manifestações artísticas e culturais, com espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, instalações, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo é o que está na programação da 12ª edição da Mostra Sesc Cariri de Artes.
O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro, reúne no sul do estado, na região do Cariri, desde grupos tradicionais, que representam a memória cultural da região – como reisados, bandas cabaçais, maneiro pau, lapinhas, pastoris, guerreiros e congadas – até produções experimentais de arte contemporânea, abrangendo tendas literárias, ações formativas, mostras de ruas, e outros infindáveis acontecimentos. Realizado pelo Departamento Nacional do SESC e pelo SESC Ceará, a mostra se espalha por teatros, galerias de arte, galpões e clubes, em ruas e praças, cortadas por cortejos chamando a população para participar.
No cenário artístico da Mostra, atrações de seis países e 12 estados brasileiros farão parte deste que é o maior festival cultural do Ceará. Só nas artes cênicas, estão previstos 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui recitais de poesias, oficinas e lançamento de cordel.
O circuito Patativa do Assaré irá levar espetáculos a nove municípios do Cariri cearense (Farias Brito, Altaneira, Caririaçu, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi). E a partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21, data do encerramento oficial. Na capital cearense estão incluídos 14 espetáculos teatrais.
Os destaques e as novidades da mostra de 2010 incluem a ampliação do núcleo Tradição, no incremento das Terreiradas, espécie de encontros promovidos nas casas de mestres populares, com apresentação de folguedos para as comunidades, o enfoque na produção local audiovisual, e o programa Música da Sala, um local específico e apropriado para apreciação de um refinado repertório.
Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato, o Centro Cultural Araripe, a Praça da Sé, o Teatro Municipal de Crato, o Largo do Memorial, a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, o Teatro Violeta Arraes, o Centro Cultural do Araripe (REFFSA) e o Largo do Casarão. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.
Naná Vasconcelos, Ariano Suassuna, Grupo Woesh (Bélgica), Cia La Casa Incierta (Espanha), Grupo Varassanta (Colômbia), os espetáculos “O Livro”, com o ator Eduardo Moscovis, e “Rock Antígona”, com Luís Melo, são alguns dos destaques da Mostra Sesc Cariri 2010.

FONTE:http://www.zonamix.com.br/cultucando/2010/10/25/12%C2%AA-edicao-da-mostra-sesc-cariri-de-artes-acontece-em-novembro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...