seja um seguidor da CULTURA CARIRI

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Semace e Ministério Público visitam Parque Estadual do Sítio Fundão

03/11/2010 - SEMACE/ASCOM


No último dia 27 de outubro, representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Ministério Público Estadual (MPE) e da empresa de restauração Suporte Engenharia visitaram o Parque Estadual do Sítio Fundão para verificar a situação das construções tombadas. Esse levantamento servirá de subsídio para o início do restauro da casa-sede do Sítio Fundão. Desde a última semana, o parque passou a contar com segurança armada e presença da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), para proteger os visitantes e o patrimônio público.

A visita foi acompanhada pelo promotor de justiça do Crato, Pedro Luís Lima Camelo, com a finalidade de esclarecer o Ministério Público sobre a situação da unidade de conservação e a necessidade de tratá-la como Unidade de Proteção Integral.

O restauro está orçado em cerca de R$ 200 mil provenientes de compensação ambiental e será feito com os procedimentos necessários para uma construção tombada como patrimônio histórico. Além da recuperação das construções antigas, o projeto de reforma estrutural do parque prevê a construção de um prédio para a CPMA e um estábulo para os cavalos da companhia, uma sede para a gerência do parque, a sede da Semace Cariri, um galpão-garagem para máquinas e veículos, um auditório multiuso e um prédio para alojamentos.

Nos últimos três meses, foram feitas algumas melhorias para facilitar o acesso de visitantes e pesquisadores, entre as quais a limpeza de duas trilhas que levam à casa, ao Rio Batateiras e às ruínas do antigo engenho. Embora o parque não esteja oficialmente aberto, as visitas são permitidas para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental, por meio de autorização da gerência e acompanhamento dos responsáveis pelo local.

A Semace participará de Audiência Pública promovida pela Promotoria Pública do Crato no próximo dia 10 de novembro. O objetivo é discutir questões ambientais locais e o funcionamento do Parque Estadual do Sítio Fundão.

Saiba mais
Criado em 2008 pelo Governo do Ceará, o Parque Estadual do Sítio Fundão é uma unidade de conservação de proteção integral, com vegetação nativa preservada e flora diversificada, incluindo espécies de cerrado e resquícios de mata atlântica, numa extensão de 93,5 hectares. Atualmente, o parque está fechado, com acesso permitido mediante autorização da gerência para a realização de pesquisas científicas, estudos de campo e educação ambiental com acompanhamento dos responsáveis pelo local.

Serviço
Para agendar visita ao Parque Estadual do Sítio Fundão: (88) 3102-1288, falar com a gerência na Semace Cariri.


Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...