seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 15 de março de 2011

Geraldo Júnior, nosso caboclo de asas!

Geraldo Junior – Música Cariri

Nosso "caboclo de asas" caririense


...Afirma a tradição que o Cariri era o território mítico de Badzé - o deus do fumo e civilizador do mundo. No principio era a Trindade: Badzé era o Grande - Pai. Poditã era o filho maior e Warakidzã (senhor do sonho), o filho menor...


A região do Cariri cearense é um oásis, o verde coração do semi-árido nordestino, com uma grande quantidade de grupos e mestres de cultura popular tradicional; Reisados, lapinhas, pastoris, bandas cabaçais, forró pé-de-serra, maracatu, coco, maneiro-pau, embolada e cantoria. Centro geográfico com eqüidistância para as principais capitais do Nordeste, desde meados do século XVII até os dias de hoje, continuam a chegar multidões sertanejas, em um fluxo constante, atraídas pela fertilidade e pela sagração do território como espaço mítico.

Rosemberg Cariry


O trabalho do cantor e compositor Geraldo Júnior desenvolve-se nesse contexto como um aglutinador das artes populares, utilizando elementos tradicionais como ferramenta para fundir e resignificar todas essas linguagens através de uma leitura contemporânea.

A misticidade que gira em torno do imaginário popular, é apresentada nos diversos aspectos que envolvem o espetáculo, performances munidas de figurino característico que representam suas tradições, lendas, folguedos, história e personagens locais.

 

 

Warakidzã – Senhor do Sonho


Seguindo numa trajetória evolutiva, desde o “Dr. Raiz” - 2005 e “Calendário (O Tempo e o Vento)” – 2007, sempre processando e assimilados outras influencias a partir da sua identidade cultural, o cantor e compositor Geraldo Junior em seu novo show e álbum homônimo, “Warakidzã – Senhor do Sonho” - 2010, apresenta-se maduro e equilibrado entre todas as suas mais diversas e contrastantes influencias, que vão desde as tradicionais até as mais contemporâneas.

A formação da banda conta com teclado, bateria e guitarras, alem da sanfona, viola, rabeca, flautas e percussões. Timbres e efeitos sugerindo um clima um tanto psicodélico.

No repertório, canções inéditas que estão sendo gravadas, músicas do Dr. Raiz e do Calendário, canções de compositores da região como: Patativa do Assaré, Abdoral Jamacaru, Luiz Fidélis, Dudé Casado e Ermano Morais, e ainda, a referencia às músicas dos grupos de cultura popular tradicional. Com performances de teatro e dança entremeando as músicas tudo isso com os arranjos da nova formação do grupo.


Histórico

Em sua trajetória ganhou festivais e apresentou-se em várias regiões do país:

 

CEARÁ – SESC's Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Aquiraz e Fortaleza (Emiliano Queiroz); Mostra SESC Cariri de Cultura; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Teatro José de Alencar; V Bienal Internacional do Livro; Festa de Santo Antônio de Barbalha; Circuito Cultural Banco do Brasil; XV Cine Ceará; Circuito Ceará de Cultura; Encontro de Mestres do Mundo e Festival de Teatro de Guaramiranga;

ALAGOAS – Maceió FEMUSESC (Mostra de música do SESC Alagoas);

PARAÍBA – Cajazeiras UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e Campina Grande UEPB (Universidade Estadual da Paraíba);

PERNAMBUCO – Recife Carnaval Multicultural e Bodocó Festa de São José;

PIAUÍ – Teresina ”Armazém de Todos os Sertões“, Festival “O Sertão Vai Virar Mar” e Festival T.H.E Music;

SÃO PAULO – SESC Ipiranga e SESC Pompéia (Prata da Casa);

PARANÁ – Maringá FEMUCIC (Festival Musical de Cidade Canção);

MATO GROSSO – Cuiabá ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras) na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso);

MINAS GERAIS – Ouro Preto e Mariana (Festival de Inverno de Ouro Preto) e Juiz de Fora (Corredor Cultural);

RIO DE JANEIRO – SESC Nacional, ESEM – Escola SESC de Ensino Médio, SESC Tijuca, SESC Nova Iguaçu, Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultura, Clube dos Democráticos, Lapa 40°, Rio Scenarium, Livrarias Saraiva, Circuito Cultural Mercado do Peixe, Teatro SESI/SENAI de Jacarepaguá e Circo Voador.


Músicos


Geraldo Junior: Voz, flauta, trompete, percussão e performances

Beto Lemos: Violão, viola, rabeca, violoncelo e vocal

Gabriel Pontes: Sax tenor, soprano, flauta e vocal

Ranier Oliveira: Sanfona, piano e vocal

Eduardo Karranka: Guitarras e vocal

Filipe Muller: Violão, baixo e vocal

Francisco Gomide: Percussão

Cláudio Lima: Bateria e vocal


Produção Geraldo Junior

55 (21) 8250 8346/ 55 (21) 3546 6108

producaogeraldojunior@gmail.com

www.geraldojunior.com.br

Rio de Janeiro – RJ

Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...