seja um seguidor da CULTURA CARIRI

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hoje é dia do músico!!!!!!!


História

Santa Cecília é uma santa, considerada pelos católicos a padroeira dos músicos

No início, a música era apenas rítmo marcado por primitivos com instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos.Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.

Por outro lado, a história de Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum, a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância. Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da via Ápia.Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu colega íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía. Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta ao fogo durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la. Mas, seu primeiro golpe também falhou.[1] Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo, época em que Urbano I ocupava o papado. Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir residira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.

Muito embora o Breviarium Romanum não faça menção alguma às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é 22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la!

Parabéns aos meus amigos músicos:
Geraldo Junior, Beto Lemos, Fatinha Gomes, Helida Germano, Elisa Moura, Cidinho, Neto Menezes, Paulo Façanha II, David Duarte, Dudé Casado, Orquestra Sonata, Manoel Xenofonte, Rodrigo Moura, Weskley Sousa, Ives Pierini, Cristiano Pinho,Di Freitas, Marcos Leonel, Ermano Moraes, Canelão, Ricardo Baixista, Júnior Rivadávio, João do Crato, Abidoral Jamacaru, Carlos Salatiel, Jairo Starkley, Khrystal Saraiva, Curumin E Os Aipins, Mabell Sales, Flauberto Gomes, Claudio Jose Martins Dadinho, Pantico Rocha, Anderson Almeida, Nara Fidelis, Ana Paula Nogueira, Zabumbeiros Cariris, Zona Mecãnica Musica, Morena Raiz, Dihelson Mendonça, Carlos Corda, Junior Casado, ‎Marcelo Randemarck Galvao, Ronaldo Carvalho Ferreira, Ulisses Germano Leite Rolim....todos, tantos....
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...