seja um seguidor da CULTURA CARIRI

domingo, 4 de março de 2012

O CARIRI - UM CELEIRO DE ARTISTAS ( Por: Dihelson Mendonça )


O Cariri é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por ser um verdadeiro Celeiro de Artistas e de Cultura. Destas terras já brotaram e brotam dezenas e até centenas de personalidades fantásticas que com seu nome e a sua obra se destacam e se destacaram nas mais diversas formas artísticas. Somos abençoados por pertencermos a uma região que é modelo para o Brasil, quando se refere à produção de arte. A prova disso é a programação inesgotável que temos do Centro Cultural Banco do Nordeste e dos SESC da região, que não conseguem "dar vencimento", mesmo trabalhando todos os dias no sentido de mostrar o que o Cariri tem de melhor através de exposições, shows e oficinas. O Cariri tem o privilégio de nunca ter dependido de qualquer fonte de inspiração externa, muito menos das capitais para ter a sua própria identidade cultural e artística. Pelo contrário! Daqui é que exportamos para o mundo por sermos verdadeiro manancial e capital das artes.

Outro dia, a cantora Janinha Brito tentava relacionar as pessoas que desenvolveram e desenvolvem trabalhos nas diversas áreas das artes e que pertencem ao Cariri. A própria confecção da lista em si, mostrou-se inexequível, dada a imensa quantidade de nomes que foram aparecendo nas mais diversas áreas e as sugestões dos próprios participantes da lista, que lembraram de outros nomes ainda maiores. Aliás, diga-se de passagem, o site Cultura no Cariri, comandado pela Janinha, é um ponto de referência. Recomendo!

Só a título de curiosidade, há uns 2 anos houve uma confraterminação no Crato Tênis Clube, organizada pelo L. C. Salatiel e Carlos rafael, onde se pretendeu premiar os artistas do cariri que se destacaram em suas respectivas áreas, e fazer justiça aos grandes trabalhos. Chegou-se a uma lista de mais de 500 pessoas atuantes e atuando no mundo das artes no Cariri. A quantidade de artistas plásticos, escritores, poetas, músicos de alcance nacional é simplesmente fantástica considerando o pequeno espaço geográfico.

Portanto, quando às vezes vejo certos comentários de pessoas que nem moram por aqui dizerem que o Cariri tem "poucos grandes artistas" só podemos compreender isso como a mais patente comprovação de ignorância, de uma visão míope e distorcida das coisas, daqueles que só tem acesso ao Cariri através das lentes deturpadas de pessoas mais desinformadas ainda, que fornecem dados incorretos sobre o que de fato, é o Crato e o Cariri hoje.

Gostaria de fazer um brinde aos artistas maravilhosos, verdadeiros representantes da cultura genuinamente caririense, exportada para o mundo. A lista seria imensa ( mais de 500 ) e nem caberia neste pequeno comentário. Porém gostaria de saudar de forma simbólica, pelo menos uma meia-dúzia de pessoas que se destacam. O meu abraço para Joseny Lacerda, Ulisses Germano, Mestre Aldeny, Bola Bantim, Rosemberg Cariry, Tiago Santana ( Cratense, um dos maiores fotógrafos Brasileiros, reconhecido mundialmente ), Pachelly Jamacaru ( Além de compositor, ainda é o maior Fotógrafo nascido em terras Caririenses que reside na região ), Cacá Araújo nas artes cênicas, José Flávio Vieira, Emerson Monteiro, Antonio Morais, Luiz Domingos Luna, escritores...Viva esse gênio das artes visuais chamado "Reginaldo Farias" ( que pouca gente conhece ), viva ainda Daniel Bloc Boris, Artista George Macário, Claude Bloc, a grande poetisa... Antonio Sávio ( Poeta )...Abração para os promotores culturais, para gente que sempre representou bem o Cariri, como Divani Cabral, e viva as dezenas de xilogravuristas, poetas, Pintores, Escultores, Cordelistas, Escritores, Compositores, Músicos, viva o nosso Abidoral Jamacaru, nome reconhecido nacionalmente, grandes músicos do Cariri como Cleivan Paiva, João do Crato, Manel D´Jardim, e tantos outros que circulam com seus shows pelo Brasil afora. A lista seria imensa e peço desculpas pelo exíguo espaço e pelo pequeno exemplo.

No Cariri, certamente que temos uma das maiores concentrações de artistas por metro quadrado do Brasil. Quando alguém desconhece este fato ou não reconhece a sua existência existência, de duas uma:

01 - Ou essa pessoa esta completamente desinformada acerca do que acontece no Brasil
02 - Ou está muito mal intencionada.

Salve, Artistas Caririenses - Grandes e Maravilhosos.
Ah! você se acha diferente por produzir arte ? Venha para o Cariri e entre na FILA !

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...